Comissão aprova criação de frente parlamentar pela exploração de petróleo na Margem Equatorial

Proposta segue para votação no Plenário do Senado; objetivo é debater ações legislativas sobre o tema

Iury Costa
fonte

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou, nesta terça-feira (29), o projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial do Brasil. A proposta, de autoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), agora será analisada no Plenário da Casa.

A frente terá como foco o debate e a formulação de ações legislativas para apoiar a exploração de petróleo na Margem Equatorial — área do litoral brasileiro que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte, incluindo a foz do Rio Amazonas. O parecer favorável à proposta foi elaborado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) e apresentado na reunião pelo senador Jayme Campos (União-MT).

Durante a leitura do relatório, Jayme Campos defendeu a criação da frente e afirmou que a iniciativa pode ajudar a destravar o processo de licenciamento ambiental para a atividade na região. “Resolvido tal impasse, será possível a exploração de poços de petróleo na região de forma responsável e economicamente viável”, disse.

VEJA MAIS

image Senador Zequinha Marinho defende exploração de petróleo na Margem Equatorial
Parlamentar alega que atividade pode reduzir a pobreza e melhorar indicadores socioeconômicos na Região Norte

image Ferrogrão, Hidrovia do Tocantins e Margem Equatorial: Pará enfrenta impasses ambientais em obras
Todas elas têm entraves socioambientais e decisões judiciais ainda neste ano.

image Ministro defende que transição energética depende da Margem Equatorial
Reunião com presidente do Ibama foi solicitada mas ainda não aconteceu

Zequinha Marinho também pediu agilidade na liberação das licenças e criticou entraves ambientais. Segundo ele, exigências feitas pelo Ibama têm dificultado a autorização para exploração no bloco FZ-M-59, localizado na bacia da Foz do Amazonas, em águas do Amapá. “Temos a COP (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) pela frente e não duvido que o Ministério do Meio Ambiente leve ao presidente da República uma proposta de criação de parque marinho na região equatorial”, afirmou.

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) apoiou a proposta e destacou que a exploração na Margem Equatorial pode ter impacto direto no desenvolvimento da região Norte. “A prospecção do petróleo na costa do Amapá é a redenção para muitos estados brasileiros. A economia está em uma situação complicada, e no Norte é ainda mais difícil”, declarou.

Além de Zequinha Marinho, outros cinco senadores assinam o projeto. Entre os argumentos apresentados está o de que a exploração da Margem Equatorial pode contribuir para ampliar a produção nacional de petróleo, fortalecer a soberania energética, atrair investimentos estrangeiros e gerar empregos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

 

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Emilly Melo, repórter do Núcleo de Política e Economia)

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA