CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CNJ autoriza uso do ChatGPT na produção de atos processuais

Para o Conselho Nacional de Justiça, a automatização por meio de Inteligência Artificial será benéfica para o sistema judicial

O Liberal
fonte

Nesta quinta-feira (04/07), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por unanimidade, permitir que juízes utilizem o ChatGPT para elaborar atos processuais. A única exigência do órgão é para que haja supervisão humana em todas as etapas da produção dos atos.

image Mário Célio Alves afirma que novas tecnologias, como ChatGPT, são aliadas na prática jurídica
Para o advogado, a manutenção da ética profissional está entre os maiores desafios da utilização da inteligência artificial no campo do Direito

image ChatGPT: 'A IA ainda está longe de alcançar níveis de inteligência humana'
Software de inteligência artificial ChatGPT 'concedeu' entrevista especial ao Grupo Liberal para falar sobre esse momento de alvoroço que essa tecnologia vem causando no mundo

Para o CNJ, a automatização de processos proporcionada por tecnologias de Inteligência Artificial (IA) como o ChatGPT é benéfica para o sistema judicial. O Conselho enfatiza, no entanto, a necessidade de revisão do trabalho automático por parte dos profissionais envolvidos na construção dos processos.

"Os juízes e profissionais do Direito devem manter a prerrogativa de revisão e controle das decisões geradas pelas ferramentas de inteligência artificial, preservando o exercício do julgamento humano e a responsabilidade ética", esclarece o acórdão.

O conselheiro do CNJ, João Paulo Schoucair, pontuou que "ferramentas dessa natureza oferecem um potencial significativo para aprimorar a eficiência e a eficácia do sistema judicial, porém, sua aplicação requer cuidados específicos, relacionados à ética, à equidade e à responsabilidade no uso das novas tecnologias".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA