Camillo Vianna pode dar nome ao Parque Estadual do Utinga
Deputado apresenta proposta para alterar a denominação devido à relevância do trabalho ambiental desenvolvido por médico recém-falecido

O Parque Estadual do Utinga poderá se chamar Parque Estadual Camillo Vianna do Utinga. A proposta para mudança no nome, de autoria do deputado Eliel Faustino (Dem), foi apresentada na última segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), onde deverá ser apreciada em plenário.
Na justificativa da matéria, Eliel observa que a Amazônia perdeu um de seus maiores defensores, justamente quando a região está na pauta internacional por causa das queimadas. Médico e ambientalista, Vianna nasceu no dia 14 de abril de 1929 e dedicou a vida à luta pela biodiversidade da Amazônia e seu povo.
"Camillo afirmava que seu trabalho era fruto do amor pelo meio ambiente e que este sentimento era necessário e imprescindível para tal", destacou o autor do projeto, que fez um resumo dos principais trabalhos do ambientalista, idealizador das Semanas Amazônicas de Preservação, responsável pelo 1° Encontro de Povos Indígenas do Xingu, entre outras ações que esteve à frente.
O médico faleceu no dia 10 deste mês, aos 93 anos. "Em razão de sua morte e considerando a sua notória participação e contribuição nas lutas e pela educação ambiental no nosso Estado, bem como para a medicina paraense, faz-se oportuna, justa e merecida a singela homenagem póstuma de batizar o Parque Estadual do Utinga com seu honrado nome", finalizou Eliel.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA