Câmara dos deputados debate uso de emendas parlamentares para combater desastres climáticos

Governadores e prefeitos participarão do encontro. Desastres naturais como tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos atingiram 5.199 municípios brasileiros

O Liberal

Em nova reunião na próxima terça-feira (11), a comissão especial criada para avaliar e votar a Proposta de Emenda Constitucional que reserva 5% das emendas parlamentares para uso em catástrofes e emergências naturais (PEC 44/2023) volta à discussão. O encontro terá além da presença de governadores e prefeitos de diferentes cidades, a interação da sociedade civil por meio de perguntas que devem ser encaminhadas previamente no portal da Câmara. A participação das lideranças partiu de um pedido direto do relator, deputado Gilson Daniel (Pode-ES).

VEJA MAIS:

image Desastres climáticos no Pará somam prejuízos de R$ 900 mi em 2023
Recursos para prevenção de desastres é inferior ao valor dos prejuízos

image Eventos climáticos extremos se tornarão mais frequentes no Brasil, alertam especialistas
País registrou 1.161 desastres naturais no ano passado, mais de três por dia, em média

image Aeroporto de Porto Alegre só deve ser reaberto em dezembro
Com a diminuição do nível da água, a empresa responsável iniciou nesta segunda o trabalho de limpeza das pistas para retirada de entulhos e detritos.

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), realizado entre 2013 e 2022, revelou que os desastres naturais como tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos atingiram 5.199 municípios brasileiros, o que representa 93% do total de 5.570. A discussão reacende desastres recentes, a exemplo das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, lar de 11 milhões de brasileiros, além da seca que aflige a Amazônia e as queimadas na região Norte do país.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA