CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alepa celebra a formatura da 1ª turma do curso superior de Gestão Pública no Theatro da Paz

Cerimônia foi conduzida pelo presidente da Alepa, deputado Chicão

O Liberal
fonte

O palco do Theatro da Paz foi o cenário escolhido para celebrar a formatura da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, ofertado pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio da Fundação Escola do Poder Legislativo (Felepa). Cento e sete servidores da instituição receberam outorga do grau superior na cerimônia, conduzida pelo presidente da Alepa, deputado Chicão.

O curso teve início em novembro de 2022, com servidores do Poder Legislativo Estadual e de Câmaras Municipais do interior do Pará, de forma híbrida, com as modalidades presencial e Ensino à Distância.

A Alepa é pioneira em ser a mantenedora do curso superior do próprio Legislativo. Ao ser a primeira no país a investir na graduação de servidores, a Casa se torna uma referência para todo o Brasil.

VEJA MAIS

image Parlamentares e representantes do setor produtivo do açaí debatem formas de reduzir preços no Pará
A reunião, iniciativa do deputado estadual Carlos Bordalo (PT), discutiu uma possível permissão para formar estoque do produto, congelado

image Alepa aprova Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré como patrimônio cultural do Pará
PL aprovado na manhã desta terça-feira (18.02) segue para sanção do governador Helder Barbalho

[[(standard.Article) Alepa aprova revogação da Lei 10.820/24 nesta quarta-feira (12)]]

“Esse é um dia histórico para a Alepa e para todos os deputados que compõem essa Casa e que sonharam conosco com a construção deste projeto inédito, em que, pela educação, se fortalecem todas as instituições democráticas dentro de uma sociedade. Com essa diretriz e com esse caminho, ousaram criar a primeira faculdade credenciada em um estado, tendo como mantenedora uma Assembleia Legislativa", pontuou a diretora da Escola do Legislativo, Betânia Fidalgo.

No palco do teatro, os formandos representaram o orgulho de serem servidores públicos qualificados como novos tecnólogos em gestão pública. Andrea Nascimento de Souza, da Câmara de Vereadores de Tomé Açu, fez o juramento da turma, seguido da outorga do grau pelo presidente Chicão. Um a um, os formandos receberam os diplomas em mãos. O representante do Conselho Federal de Administração, Fábio Lúcio Costa, também entregou simbolicamente as carteiras de registro profissional a dois formandos.

Os alunos Leiliane Gomes da Silva e Fábio Pacheco de Souza foram homenageados pelo melhor desempenho no curso. Já o servidor Raimundo Nonato Macedo, escolhido por aclamação pela turma, foi o orador. Com 68 anos de idade e mais de 40 anos de trabalho na Assembleia Legislativa, ele relembrou a trajetória e as dificuldades desde o início do curso.

image LOAT 2.0: Alepa aprova Projeto de Lei que prevê fortalecimento da administração tributária
O projeto seguirá para a Sessão Ordinária da Alepa para votação em plenário

image Alepa define composição das Comissões Permanentes da Casa
Os grupos têm a função de agilizar o trabalho parlamentar, sendo o espaço onde ocorrem os debates sobre cada Projeto de Lei (PL)

“Não foi fácil, foi uma luta com noites em que o cansaço dificultava assistir às aulas, mas nós tínhamos um ideal – receber o certificado de nível superior”, ressaltou. “Nosso presidente nos deu uma oportunidade. Muitos, como eu, não tínhamos formação superior e não poderíamos deixar passar essa oportunidade, demos tudo de nós por esse objetivo”.

Seu Macedo, como carinhosamente é conhecido pelos corredores do Palácio Cabanagem, relembrou que estava há 42 anos sem estudar e que pensou em desistir muitas vezes. Mas ele sempre recebeu o incentivo dos colegas de turma, que o viam como um exemplo e inspiração. “Hoje, todos nós estamos aqui e agradeço a todos que nos ajudaram a não desistir e chegar até este palco para receber nossos diplomas”, concluiu o orador. O discurso emocionante foi encerrado com um abraço do presidente Chicão, com aplausos dos formandos.

Em sua fala na cerimônia de formatura da primeira turma da Felepa, o presidente da Casa Legislativa pontuou a importância desse feito que se concretizou na noite desta terça-feira. "Essa noite é um marco para as Assembleias Legislativas do Brasil. Hoje, no Pará, nós temos a honra de, através da Escola do Legislativo, mostrar para o país que nós estamos formando a primeira turma em gestão pública de graduação superior. A Assembleia do Estado do Pará marca na sua história um grande momento, que serve de referência para todo Brasil", declarou Chicão.

O presidente também dispensou agradecimentos à diretora da Felepa, Betânia Fidalgo. “Com o dom de ensinar, ela é o esteio dessa Escola do Legislativo e se dedica a esse projeto inovador”, ressaltou.

O deputado Chicão lembrou, ainda, das dificuldades de transformar a escola em fundação. “Havia muitas dificuldades legais, inclusive para pagar os professores. Talvez os formandos não saibam, mas por muitos meses, os nossos professores cumpriram a sua missão de ensinar sem receber os salários”, recordou. “Ter o primeiro curso superior de uma Assembleia Legislativa no Brasil mostra que seguimos no caminho certo. Outros legislativos vêm procurando saber como fizemos”, disse o deputado Chicão, ao lado dos deputados que integram a Mesa Diretora da Alepa.

“Temos que abraçar o maior número de pessoas que precisam e querem buscar conhecimento, querem fazer parte do nosso curso. Por isso, além dos nossos servidores e das Câmaras de Vereadores, damos oportunidade para outros órgãos da administração pública”, anunciou o chefe do Legislativo do Pará.

Para o presidente, ter servidores capacitados é um diferencial importante. “Neste ano, vamos ter um grande evento – a COP 30 – e teremos visibilidade para cerca de 200 países que trarão suas comitivas. Temos que estar preparados para receber a todos”, avaliou Chicão.

O curso faz parte do programa Forma Alepa, que capacita vereadores, assessores e gestores legislativos, e oferece formação para a coordenação de órgãos ou setores da administração pública, nos quais assumem a responsabilidade no uso de mecanismos públicos.

A Gestão Pública elabora resultados com meios políticos para solucionar seus desafios. O objetivo do Poder Legislativo, ao oferecer um curso superior, é qualificar o trabalho do servidor público, garantindo transparência e eficácia. O curso ‘Tecnologia em Gestão Pública’ tem suas ementas voltadas para o Legislativo.

O ensino médio completo é um pré-requisito para ingressar no curso superior, uma exigência da Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB. A graduação da Felepa tem todas as disciplinas obrigatórias previstas nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Gestão Pública.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA