Semana Santa: operação de segurança reforça fiscalizações com 1,6 mil agentes durante o feriado
Operação visa garantir mais segurança em praias, estradas e eventos religiosos

Uma operação integrada das forças de segurança começa a ser realizada a partir desta quinta-feira (17) em todo o Pará, reunindo um efetivo de 1,6 mil agentes, distribuídos em 23 localidades. A ação é em prol dos feriados da Semana Santa, iniciou no Domingo de Ramos (13) e o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. As ações seguem até a próxima terça-feira (22).
A Operação “Semana Santa e Tiradentes”, coordenada Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), tem como finalidade estratégica a execução de ações ostensivas e preventivas. As equipes irão fiscalizar o fluxo de saída e entrada de Belém e monitorar rodovias estaduais e federais. Também haverá fiscalização no entorno de igrejas e trajetos durante a Vigília Pascal, cortejos da Paixão de Cristo, missas e cultos, além de outras programações religiosas com grande número de pessoas.
Veja mais
“Tudo está sendo desenvolvido e planejado com o intuito de coibir e prevenir a criminalidade, para que a população possa aproveitar os feriados, que esse ano estão sendo emendados, como no caso da Semana Santa e Tiradentes”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
A operação reunirá agentes das polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros, Detran, Seap, Guardas Municipais, CIOP, Segbel, Grupamento Fluvial de Segurança, Secretaria de Segurança Pública de Marituba (Sesped) e Secretaria de Trânsito de Marituba e apoio do Disque Denúncia.
Planejamento
As ações planejadas para o feriado prolongado contam com mais de 1,6 mil agentes de segurança, 138 viaturas, 19 motocicletas, três embarcações e dois helicópteros. As Delegacias de Polícia Civil receberão reforço no efetivo, assim como os batalhões de Polícia Militar.
As equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar vão monitorar as praias e demais balneários, além de manter equipes de resgate e apoio nas rodovias estaduais.
Agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) serão responsáveis pela fiscalização e orientação a condutores e pedestres na entrada e saída da capital, e nas outras localidades atendidas pela Operação “Semana Santa”.
Monitoramento ágil
Peritos da Polícia Científica do Estado (PCE) atuarão com equipes especializadas, para garantir maior agilidade aos atendimentos. Já os policiais penais, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), vão fiscalizar os detentos monitorados e atuar na busca e recaptura de foragidos de Justiça, além de realizarem revistas nas 54 unidades prisionais do Estado.
Prevenção
As equipes integradas também atuarão nas operações “Tolerância Zero” e “Lei Seca” nas localidades com maior concentração de pessoas, fiscalizando bares, restaurantes e casas de shows, assim como na fiscalização dos condutores de veículos, a fim de evitar crimes de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool.
Duas aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizarão rondas nas principais praias e balneários, e em Belém.
Em Salinópolis, nordeste paraense, equipes da Segup farão o balizamento da faixa de areia, para ordenar o fluxo de veículos e garantir maior segurança a banhistas e condutores de veículos.
Na Região Metropolitana de Belém, equipes de segurança fiscalizarão programações e locais religiosos, a exemplo das procissões da Paixão de Cristo e Malhação de Judas (esta tradicional no bairro da Cremação), com apoio efetivo da Polícia Militar e Guarda Municipal.
Os distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci (pertencentes a Belém), e outras localidades do Estado, também terão reforço policial para os eventos da Semana Santa, e aumento da fiscalização nas praias.
Ainda na capital, as ilhas do Combu e Cotijuba, também muitos procuradas, contarão com reforço das equipes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, garantindo maior fiscalização nos rios no feriado prolongado.
Fiscalização de embarcações
Durante o período de 17 a 21 de abril, a Marinha do Brasil intensificará as ações de fiscalização do tráfego aquaviário durante o feriado prolongado. As equipes de Inspeção Naval da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) atuarão nos portos e marinas da Av. Bernardo Sayão, Porto Foca, Ilha do Combu, Ilha de Cotijuba e no Distrito de Icoaraci.
O foco será a inspeção de embarcações de esporte e recreio, tais como lanchas, iates e motos aquáticas, a fim de assegurar o cumprimento das normas de segurança da navegação e de prevenção contra a poluição ambiental.
Durante as abordagens, os inspetores navais verificarão as habilitações dos condutores, a presença e o estado de conservação do material de salvatagem das embarcações (coletes salva-vidas, boias, extintores de incêndio, entre outros), limites de lotação de passageiros, documentos e condições de navegabilidade das embarcações.
Em caso de irregularidades, são adotadas medidas como notificações, autuações e, quando necessário, a apreensão da embarcação ou sua retirada de tráfego.
A Marinha coloca à disposição do cidadão os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da CPAOR, (91) 3218-3950 ou (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagens instantâneas), para receber informações a respeito de qualquer situação que possa afetar a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis, a segurança da navegação, ou que represente risco de poluição ambiental.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA