Policiais que atuam em base fluvial no Pará apreendem drogas avaliadas em quase R$ 400 mil
Os entorpecentes estavam no portão de uma embarcação, próximo ao município de Abaetetuba
Policiais que atuam na Base Fluvial "Antônio Lemos” apreenderam 13 tabletes de skank (considerada uma super maconha) avaliados em R$ 390 mil, no porão de uma embarcação, na baía do Marapatá, próximo ao município de Abaetetuba. O navio saiu de Manaus com destino a Belém.
A apreensão, no sábado (1º) à noite, ocorreu no âmbito da “Operação Verão 2023”, após denúncia anônima recebida pela Polícia Civil, por meio da Diretoria de Polícia do Interior, que trocou as informações com a equipe policial do Batalhão de Ação com Cães (BAC) que estava na embarcação, onde supostamente estava o entorpecente.
Os policiais e cão farejador iniciaram as buscas, e encontraram o entorpecente armazenado no porão do navio, sendo despachado como uma encomenda ainda em Manaus. As ações ostensivas e repressivas na malha fluvial têm garantido cada vez mais a retirada de drogas de circulação, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
VEJA MAIS
“Nossas equipes, de forma integrada, têm feito um trabalho diário no enfrentamento a esse e outros tipos de crime nos rios que são usados como rotas para criminosos”, disse. “Portanto, durante a operação verão, estamos reforçando ainda mais a fiscalização nas rotas que já temos levantamentos prévios, e também nos principais portos da capital e interior do estado, para garantir o combate aos crimes, a identificação de responsáveis e, principalmente, a preservação de vidas e segurança da população que circula nesses locais para se deslocar para um tempo de lazer”, afirmou o titular da Segup.
Apreensões são resultado da integração das forças de segurança
De acordo com os dados das ações realizadas pelas equipes integradas da “Base Fluvial Antônio Lemos”, desde março deste ano até essa apreensão de sábado já foram realizadas nove apreensões de drogas, totalizando mais de 85 kg de entorpecentes apreendidos em abordagens a embarcações na região de Breves e, agora, esta já próximo a Abaetetuba.
Segundo o titular do Grupamento Fluvial, delegado Arthur Braga, o resultado das apreensões tem sido possibilitado por meio da integração das forças de segurança. “A integração com toda a troca de informações tem sido fundamental para o êxito das ações, a exemplo dessa, em que a Polícia Civil recebeu a denúncia e transmitiu imediatamente para a equipe da base que realizou o flagrante", disse.
"Estamos fortalecendo ainda mais nossas ações esse mês de julho, principalmente nos portos, para que possamos reduzir ainda mais esse tipo de crime e garantir a segurança de todos”, afirmou o titular do GFlu. O material ilícito apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Fluvial (DPFLU) em Belém, para procedimentos cabíveis, onde foi instaurado um inquérito para investigar e identificar o responsável pelo envio do entorpecente.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA