logo jornal amazonia

Polícia Militar do Pará recebe novos armamentos vindos da Itália

Serão entregues 2,5 pistolas nesta quarta-feira (31) de um total de 6.810 equipamentos em todo estado

O Liberal

A Polícia Militar do Pará (PMPA) recebeu na manhã desta quarta-feira (31) novos armamentos vindos da Itália para incrementar o arsenal em todo estado. As armas, do tipo Beretta APX Full Size calibre ponto 40, foram adquiridas com recursos do governo, num processo de licitação internacional que iniciou no ano passado. As 2.500 pistolas foram apresentadas no almoxarifado da PM, localizado na avenida Brigadeiro Protásio, bairro de Souza, e contou com a participação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, e do secretário de segurança pública do estado, Ualame Machado. Em julho, a PM já havia recebido mil pistolas e 18 fuzis também vindos da Itália. 

O comandante-geral da PM disse que é a primeira vez que a corporação utiliza armamentos importados e manipulados por diversas forças de segurança no mundo todo. "O primeiro lote foram 999 pistolas da Beretta e estão em fase de treinamento. É necessário que o policial aprenda a fazer a manutenção de primeiro escalão, que consiste na montagem, desmontagem e lubrificação desse armamento. A tropa da Região Metropolitana está sendo treinada e acreditamos no final da primeira quinzena de setembro já esteja sendo utilizada as mil pistolas. A segunda remessa são mais duas mil e quinhentas pistolas, fazendo um total de três quatrocentos e noventa e nove pistolas já a disposição da tropa. É um marco histórico na nossa corporação. A primeira vez que usamos um armamento importado e amplamente testado no mundo todo pelas maiores forças de segurança”, enfatizou o coronel Dilson Júnior.

image As armas, do tipo Beretta APX Full Size Cal ponto 40, foram adquiridas com recursos do governo, num processo de licitação internacional que iniciou no ano passado (Thiago Gomes / O Liberal)

 

 

 

 

Todos os equipamentos serão distribuídos para as unidades militares da Região Metropolitana de Belém (RMB), Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), Comando de Policiamento da Capital II (CPC II) e Comando de Missões Especiais (CME) e novos soldados. Serão entregues 2,5 pistolas de um total de 6.810 equipamentos neste segundo lote. A previsão é de que os armamentos sejam concedidos até o final de 2022. 

De acordo com a polícia, as novas armas vão otimizar a atuação da corporação as ações ostensivas nas ruas, com ênfase na capital paraense e na RMB. A PMPA também está em processo de aquisição de coldres e porta carregadores para a pistola que foram mandadas da Itália e recebidas nesta quarta-feira. O objetivo é manter um equipamento padronizado e que possa garantir segurança durante o uso.

O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), comentou que mais armamentos estão em fase produção para serem entregues as unidades da PM. "Fomos buscar o que há de melhor no mundo em termos de armamento, assim como os equipamentos que estamos adquirindo que, normalmente, são de tecnologia de ponta. Fizemos uma licitação internacional para que pudéssemos adquirir o melhor armamento do mundo. Hoje chegam mais duas mil e quinhentas pistolas e mais armas estão em fase de produção para que possamos entregar um armamento condizente com o desempenho que estão tendo na segurança pública do Pará”, destacou o secretário.

image Em julho, a PM já havia recebido mil pistolas e 18 fuzis também vindos da Itália. (Thiago Gomes / O Liberal)

Aquisição de pistolas e fuzis

No dia 7 de julho, a Polícia Militar recebeu  mil pistolas ponto 40 e 18 fuzis, chegou por volta das 12h45, no Aeroporto Internacional de Belém. O armamento foi escoltado e apresentado no anexo do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PM. A carga vinda da Itália foi recebida pelo comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.

A Polícia Militar informou que as mil pistolas Berettas, modelo APX, Full Size calibre ponto 40 serão conferidas pelo Exército Brasileiro, órgão fiscalizador de toda aquisição de armamento para as polícias. Após, será iniciado o processo de treinamento dos “armeiros”, policiais que fazem a manutenção dos armamentos em cada batalhão. Em seguida, será promovido treinamento para os policiais que vão utilizar o armamento nas ruas.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA