CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Polícia Federal cumpre seis mandados de busca e apreensão em Redenção

A operação “Pitiú” visa desarticular associação criminosa especializada em praticar fraudes contra o Seguro Defeso

Redação Integrada

A Polícia Federal (PF) deflagrou na terça-feira (10), em Redenção, uma operação para dar cumprimento a seis mandados de busca a apreensão. Denominada “Pitiú”, a operação tinha o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em praticar fraudes contra o Seguro Defeso por meio da Colônia de Pescadores Z-79 de Floresta do Araguaia/PA.

De acordo com a PF, a investigação apontou que o grupo em questão vinha realizando, há muitos anos, o cadastramento de falsos pescadores por meio da referida Colônia, para que recebessem o Seguro Defeso. Centenas de pessoas, que não se enquadram nos requisitos legais estabelecidos na Lei nº 10.779/2003 para o requerimento do benefício, estariam, dessa forma, sendo indevidamente cadastradas e, com isso, auferindo recursos públicos federais ilegalmente. A investigação ainda constatou que parte desse dinheiro era repassada ao grupo.

A PF também aponta que o número de pessoas favorecidas indevidamente por meio do esquema pode chegar, só em Floresta do Araguaia, a mais de mil. O prejuízo estimado aos cofres da União ultrapassa a faixa de R$ 5 milhões.

Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo e munições. Diversos documentos relacionados ao cadastramento de pessoas como pescadores artesanais, veículos e outros bens foram apreendidos. Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA