Pará vai enviar 60 militares para ajudar a combater ataques no Rio Grande do Norte
O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (17) pelo governador Helder Barbalho
O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou na tarde desta sexta-feira (17) que o estado vai enviar 60 homens das tropas especializadas da Polícia Militar ao Rio Grande do Norte para apoiar as ações de segurança em várias cidades daquele estado.
Desde a última terça-feira (14), a organização criminosa Sindicato do Crime aterroriza o Rio Grande do Norte. Criminosos têm queimado e atirado contra comércios, prédios públicos, bases da PM e veículos. Os ataques ocorrem mesmo após a chegada de 100 homens da Força Nacional, que reforçam a segurança do estado.
De acordo com autoridades ligadas ao Ministério da Justiça e ao governo do Rio Grande do Norte apontam que duas facções, o Sindicato do Crime e o Primeiro Comando da Capital (PCC), que são rivais, se aliaram em uma trégua temporária para praticar os ataques no estado.
O gatilho para os ataques, segundo informações do governo federal, foi a transferência para fora do estado, em janeiro, de chefes do Sindicato do Crime, principal facção no Rio Grande do Norte. Informações da área de inteligência do governo já apontavam a possibilidade de retaliação depois da transferência.
O Primeiro Comando da Capital (PCC) disputa com o Sindicato do Crime as rotas internacionais de cocaína para a Europa a partir do Rio Grande do Norte.
VEJA MAIS
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA