logo jornal amazonia

Operação desmobiliza 5 garimpos de ouro e cobre em São Félix do Xingu

A operação foi deflagrada pela Policia Federal, ICMBIO e Polícia Militar Ambiental, na última terça-feira (23)

Thaís Neves | Especial para O Liberal

Uma ação conjunta da Polícia Federal (PF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Polícia Militar Ambiental, desmobilizou cinco garimpos de ouro e cobre, em São Félix do Xingu, no sudeste paraense. A operação denominada “Abre Alas”, foi deflagrada na última terça-feira (23).

VEJA MAIS: 

image Mercado Livre é investigado por comércio ilegal de mercúrio líquido para garimpeiros na Amazônia
Venda dessa substância é controlada no país, mas há uma série de anúncios do produto disponíveis na plataforma de venda on-line

image Polícia Federal prende dona de garimpo e resgata trabalhadores em situação degradante no Pará
A extração ilegal e predatória de ouro em Itupiranga é responsável pela grave contaminação por mercúrio dos afluentes dos rios que abastecem a região

image Equipamentos utilizados em garimpo ilegal são destruídos pela PC, em Altamira
A operação ocorre em territórios Indígenas que foram invadidos pelos autores de crimes ambientais

Segundo a PF, foram desativados 14 acampamentos e destruídas cinco escavadeiras hidráulicas (PCs), 16 motores estacionários, seis geradores, quatro esteiras, duas caminhonetes e uma moto. A inutilização é feita na impossibilidade de remover o maquinário do local.

Fechamento de garimpo

 

Foram apreendidas armas e munições, em quantidade ainda não confirmada pelos agentes da operação.  Ao todo, participaram da operação, 24 policiais federais, agentes do  ICMBIO e Policiais militares do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Pará, além do uso de aeronave.

Atividades paralisadas

Quatro garimpos de ouro e um garimpo de cobre foram flagrados em funcionamento pelos agentes do Estado e tiveram as atividades imediatamente paralisadas.As ações conjuntas têm como objetivo de impedir o avanço da contaminação dos rios Aquiri e Itacaiunas, que recebem a massa de rejeito e mercúrio em suas bacias.

Vários trabalhadores foram ouvidos e com base nos depoimentos, os financiadores das atividades ilícitas foram identificados. A operação faz parte do conjunto de ações dos órgãos ambientais e da PF, para identificar a origem da contaminação da bacia hidrográfica da região.

A Polícia Federal irá instaurar inquéritos para apurar a conduta dos infratores, que poderão responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e crimes do Estatuto do Desarmamento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA