Estelionato: delegado dá dicas de como não cair em golpes
População deve desconfiar de propostas vantajosas demais
O delegado Davi Bahury, titular da Delegacia de Estelionato e Outras Fraudes (DEOF) da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), dá dicas para as pessoas não caírem em golpes praticados por estelionatários.
Segundo ele, o mais importante é a pessoa não expor seus dados, principalmente em redes sociais. Isso impedirá que os golpistas tenham acesso a informações privilegiadas.
"E desconfiem sempre de vantagens extremamente fáceis que, em situações normais, não existiriam", contou. Ele acrescentou: "Exemplo: vou fazer uma negociação onde eu vou ofertar R$ 30 mil e, com sete dias, eu vou receber R$ 50 mil de retorno. Então é óbvio que isso nos faz crer que seja um golpe que essa pessoa eventualmente vá receber".
VEJA TAMBÉM:
Informações detalhadas nas redes sociais facilitam a ação dos golpistas
Por isso, o delegado Davi Bahury pede às pessoas que não repassem seus dados a terceiros. "Procure sempre ter o cuidado com as suas informações. E desconfie quando houver uma proposta, ou uma vantagem, extremamente grande e fácil", alertou.
O titular da Delegacia de Estelionato e Outras Fraudes (DEOF) disse que colocar informações detalhadas nas redes sociais acaba sendo um prato cheio para os golpistas. "Inclusive para que eles possam captar as nossas informações, criando perfis fakes, perfis falsos", afirmou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA