CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Defesa do músico Alcyr Guimarães diz que acusação de homicídio foi desumana e imoral

Processo criminal será extinto

Redação Integrada

O processo criminal que foi aberto contra o músico, compositor e médico Alcyr Guimarães, de 66 anos, que faleceu neste domingo (10), no qual consta a acusação de homicídio contra a ex-companheira Ciane Cristina de Oliveira Mackert, de 40, será extinto. Legalmente, após o falecimento do indiciado no curso de um processo criminal, como ocorreu no caso do músico, a sua punibilidade é extinta e o processo é arquivado em relação a ele. O motivo é óbvio: não poderia mesmo o falecido cumprir pena e nem mesmo transferi-la a seus sucessores. Isso se dá em razão do princípio da intranscendência, segundo o qual cabe apenas ao condenado o cumprimento de sua pena, não podendo esta ser suportada por terceiros. 

A defesa do músico, entretanto, alegou que mesmo após a extinção do processo irá peticionar "todas as informações necessárias, que foram obtidas pela defesa, para que fique registrado e demonstrado que esse indiciamento foi desumano, ilegal e imoral. Nós queremos deixar demonstrada a desumanidade desse processo contra o Alcyr, a leviandade desse processo", afirmou o advogado Tiago Brito. A defesa já havia alegado que o processo continha "falhas graves"

O músico foi acusado de ter assassinado a ex-companheira por envenenamento em 28 de março de 2015. Um inquérito policial foi aberto em 2018 pela Divisão de Homicídios da Diretoria de Polícia Especializada para investigar o caso. Diligências do inquérito já haviam comprovado que a morte de Ciane Mackert não foi natural e concluíram que o músico está ativamente envolvido. 

De acordo com o advogado, no âmbito cível, a defesa do músico ainda estuda a possibilidade de propor uma ação por danos morais pelas acusações que foram levantadas contra o músico.
A reportagem do jornal O Liberal tenta contato com os advogados da família da médica Ciane Cristina de Oliveira Mackert. Em breve outras informações. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA