Bombeiro é condenado pela morte de veterinário e estudantes da Ufra em acidente na Alça Viária
O acidente de trânsito ocorreu em fevereiro de 2023, quando o acusado fez uma ultrapassagem indevida e causou a colisão entre o veículo das vítimas e um caminhão
O bombeiro militar Kleyfer Paula Nogueira foi condenado pelos crimes de homicídio culposo e lesão corporal culposa após ser apontado como o causador da morte de um veterinário e três estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Barcarena. A decisão foi tomada na quinta-feira (5/09), pelo juiz Álvaro José da Silva Sousa, da Vara Criminal de Barcarena. Segundo a Justiça, Kleyfer fez uma ultrapassagem proibida e ocasionou um acidente de trânsito no dia 16 de fevereiro de 2023, no quilômetro 56 da Alça Viária, matando as quatro vítimas.
A pena para o réu foi de sete anos de reclusão em regime semi-aberto; suspensão definitiva da habilitação para dirigir veículo automotor e a multa indenizatória, para reparação dos danos, no valor de 100 mil para cada vítima de homicídio e R$ 50 mil para vítima de lesões corporais.
A denúncia foi recebida pelo juiz no dia 16 de agosto deste ano. Em menos de um mês, o processo já foi sentenciado, garantindo celeridade ao caso. Na decisão, conforme divulgado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, o magistrado destacou que “a partir dos relatos e do exame de local de crime é perfeitamente possível descrever a dinâmica dos fatos, sendo possível atestar que o acidente só ocorreu por culpa exclusiva do réu, que de forma imprudente realizou ultrapassagem, em local proibido, violando as regras de trânsito estabelecidas na legislação pátria”.
Acidente
O acidente ocorreu no dia 16 de fevereiro de 2023, quando os estudantes e o suspeito seguiam em sentidos opostos da Alça Viária. As vítimas eram os acadêmicos de Medicina Veterinária da Ufra: Camille Samara da Silva Monteiro, de 24 anos, João Lucas da Graça Andrade Costa e Taina Oliveira Beckman, ambos de 23 anos. Além do médico veterinário e ex-aluno da instituição, André Augusto do Nascimento Mendonça, de 37 anos.
Conforme a investigação feita pelo TJPA, Kleyfer tentou fazer a ultrapassagem de duas carretas e um Fiat Strada na rodovia, em local proibido, por se tratar de uma via com aclive. Na tentativa de ultrapassagem, Kleyfer saiu da via de rolamento e invadiu a outra pista na contramão. Na ocasião, ele invadiu o acostamento em que estava o carro das vítimas, um Fiat Uno, que era dirigido por Tainá Beckman, uma das vítimas.
Imagens divulgadas nas redes sociais, na época, mostraram os ocupantes do carro presos às ferragens. O veículo ficou totalmente destruído. A carreta envolvida invadiu o acostamento e entrou em uma área de mata na lateral da pista. O bombeiro militar teve ferimentos leves.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA