CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Avião de pequeno porte que transportava droga cai no nordeste do Pará

A aeronave era ocupada por dois homens. Ninguém morreu

O Liberal
fonte

Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (20/2) na zona rural de Bonito, município do nordeste paraense. De acordo com a Polícia Civil do Pará, que conduz as investigações, a aeronave transportava uma carga de aproximadamente 30 kg de uma substância semelhante à cocaína. A bordo estavam dois homens, identificados como os bolivianos Jonathan Anez Arteaga e Crintian Najaya Cuellar. Eles foram presos em flagrante e encaminhados para atendimento médico devido aos ferimentos que sofreram no acidente. Os suspeitos seguem internados sob custódia da Polícia Militar.

 

As informações policiais são de que o núcleo de inteligência do Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII) já realizava o monitoramento da aeronave, que iria pousar no município de Bonito. Conforme a polícia, o avião iria pousar na área conhecida como “Travessão L”, na zona rural, área de plantações e pouco movimentada. A apuração, ainda segundo a polícia, aponta que os suspeitos pretendiam desembarcar a droga no local.

Conforme a polícia, no momento em que o avião caiu, os suspeitos estavam realizando a manobra para pousar e teriam avistado as guarnições. Os homens tentaram decolar novamente, mas colidiram contra uma árvore, o que provocou a queda. Após a interceptação, os policiais encontraram a carga com 30 tabletes de substância semelhante à cocaína. Os suspeitos, que estavam feridos devido ao acidente, foram conduzidos até o Hospital Regional para atendimento médico.

Posicionamento

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), informou que o evento envolvendo uma aeronave no município de Bonito (PA), nesta quinta-feira (20/02), não será investigada pelo SIPAER.

“Os trabalhos desenvolvidos pelo Centro têm como objetivo único a prevenção de acidentes, conforme prevê o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944, da qual o Brasil é signatário. É importante salientar que as investigações conduzidas pelo Cenipa não têm o propósito de atribuir culpa ou responsabilidade, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente. Mas indicam possíveis fatores contribuintes que permitem elucidar eventuais questões técnicas relacionadas à ocorrência aeronáutica”, informaram.

O órgão ainda esclareceu que o Sipaer poderá decidir pela não instauração ou pela interrupção das investigações em andamento, caso a situação seja de aeronaves envolvidas em atos ilícitos dolosos relacionados à sinistro ou quando a investigação não contribuir para a prevenção de novos incidentes ou acidentes aeronáuticos.

A Redação Integrada de O Liberal solicitou mais informações sobre o caso para as polícias Civil e Militar, e não teve retorno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA