Vídeo com suposta Matinta Pereira na Alça Viária intriga moradores; assista
No registro que circula na internet, é possível ver uma mulher idosa vestida de branca — de maneira como é descrita no folclore regional — pairando no ar, enquanto é filmada por uma pessoa próxima a ela
Uma suposta aparição de Matinta Pereira (ou Matinta Perera) na altura da Alça Viária, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB) tem causado repercussão nas redes sociais e comentários entre os moradores do entorno. No registro que circula na internet, é possível ver uma mulher idosa vestida de branco — de maneira como é descrita no folclore regional — pairando no ar, enquanto é filmada por uma pessoa próxima a ela. Áudios de pessoas não identificadas que acompanham o vídeo afirmam que seria a Matinta. Apesar do relatos dos áudios detalharem que a criatura é uma matinta, a reportagem de O Liberal apurou, posteriormente, que o vídeo se trata de um tutorial de edição de vídeo, veiculado em um canal do YouTube.
VEJA MAIS
Em meio a aparição sobrenatural, é possível ouvir sons emitidos pela figura, que acredita-se ser a personagem da lenda amazônica. Em áudios que circulam nas redes sociais, moradores afirmam que aparição da Matinta Pereira não é inédita. A “visagem” — como é popularmente chamada as aparições sobrenaturais no Pará — já foi avistada diversas vezes na região.
“Isso daí é coisa de outro mundo. Pesado mesmo isso aí”, diz um dos relatos.
Assista:
Quem é a “Matinta Pereira”?
A Matinta Pereira sai, geralmente, à noite nas ruas dos interiores emitindo um assobio alto e forte, perturbando o sono das pessoas e assustando as crianças. De maneira geral, ela é descrita como uma bruxa velha.
O som é popularmente contado nos relatos que passam de geração para geração. A lenda conta, ainda, que a Matinta deixa assobiar apenas quando as pessoas oferecem a ela um pouco de tabaco. Algumas versões da história contam que a Matinta Perera pode ser de dois tipos: com asa e sem asa.
Dizem, também, que a Matinta, quando está para morrer, pergunta:" Quem quer? Quem quer?". Se alguém responder "eu quero", pensando em se tratar de alguma herança de dinheiro ou jóias, recebe, na verdade, a sina de "virar" Matinta Perera.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA