Veranistas aproveitam Praia do Atalaia, em Salinas, mesmo com maré baixa

'Piscinas' formadas na areia da praia foram a grande sensação entre as famílias

Fernando Assunção
fonte

Uma das principais rotas do verão paraense, a Praia do Atalaia, em Salinas, nordeste do Pará, registrou grande número de turistas na manhã ensolarada deste sábado (15), terceiro final de semana do mês de julho. Nem mesmo a maré baixa, que vigorou durante grande parte da manhã, foi capaz de afastar os veranistas; pelo contrário, famílias aproveitaram as “piscinas” formadas na areia da praia para brincar com as crianças.

Esse foi o caso da professora Viviane Lobo, 39 anos, que se divertiu na praia com o filho, o pequeno Arthur, de 5 anos. Ela destacou a tranquilidade observada durante a manhã. “A gente sempre está aqui em julho, gostamos muito de Salinas e dessa tranquilidade da praia. Meu filho desfruta desses espaços assim, dessas ‘piscininhas’ que ficam. Nós também temos amigos, então a gente sempre reúne a galera”, destaca a professora, que trouxe ainda a mãe para aproveitar o verão.

Veranistas aproveitam Praia do Atalaia, em Salinas, mesmo com maré baixa

Três gerações reunidas na Praia do Atalaia pela matriarca, Enoe Milhomem, 68. Há mais de trinta anos, Salinópolis é o destino escolhido pela empresária, que garante que, além das belezas naturais, Salinas tem como ponto forte a gastronomia. “É um lugar muito bacana para as crianças, pois oferece praias, ondas e lagoas, além da parte da alimentação, como caranguejo, camarão e outros frutos do mar, uma alimentação natural. Isso sem falar na cidade, que agora tem mais espaços para a família, brinquedos para as crianças e praça de alimentação”, diz. 

A dona Enoe veio com o “bonde”, formado por nada menos que quatro filhos, nove netos, dois genros e duas noras. “É sempre tradição reunir e trazer toda a família aqui para Salinas no mês de julho. A nossa família vem desde a primeira geração, dos meus quatro filhos, há mais de 30 anos. Hoje, meus filhos cresceram e vêm aqui para Salinas trazer a nova geração, que são os filhos deles”, orgulha-se.

VEJA MAIS

image Veranistas movimentam a Praia do Atalaia, em Salinas, no 3º final de semana de julho
Fluxo no local tende a aumentar a partir da segunda quinzena, segundo autoridades e ambulantes

image Lutador Lyoto Machida curte férias em Salinas e quebra coco com as mãos; vídeo
Ex-campeão do UFC nasceu na Bahia, mas foi radicado no Pará

image Palco da Rádio Liberal recebe sete atrações em Salinas
Em dois dias de eventos, artistas locais se apresentam em shows gratuitos

Um outro ponto a se destacar na Praia do Atalaia é a capacidade de reunir os diversos públicos. O jovem casal Thaisa Silva, 21, e Matheus Felipe, 21, chegou na sexta (14), em Salinas, e já foi direto para a programação cultural na Orla do Maçarico. Para esta manhã, a Praia do Atalaia foi a única opção possível. “A gente gosta muito daqui, é um lugar que eu amo particularmente, não troco por nada”, garante a estudante de psicologia. “Não tem nem como explicar a sensação, até o clima é diferente. É a minha praia favorita”, completa o estudante de cinema.

E para se refrescar do calor, nada melhor do que beber uma água de coco. O ambulante Diogo Lemos, 32, tira da venda da fruta há 10 anos o sustento da família de seis pessoas. “O sol ajuda, o clima favorece a venda da nossa água de coco. Esse [mês de julho] é o momento mais esperado para a gente. A gente fica o ano todo por essa oportunidade e, quando chega, já aproveita para vender. Agradeço também à comunidade que se delicia com nossa água de coco”, agradece Diogo.

Sustentabilidade

Como parte das ações do Verão Liberal, a Rádio Liberal realiza a campanha “A praia é a nossa, mas o lixo é seu”, com diversos parceiros, que promove a entrega de mais de 5 mil lixos car para os veranistas que chegam à praia pela rampa do Atalaia. “Isso é importante para manter a praia limpa. A ação visa alertar os turistas, para que cheguem, peguem o lixo car, entrem na praia, curtam o sol, o bronze, mas não se esqueçam de colocar o lixo no lugar certo: a lata de lixo”, explica Markinho Pinheiro, locutor da Rádio Liberal.

“Se você manter a praia limpa, com certeza as crianças vão poder brincar, você vai poder caminhar à vontade na praia e, no final de semana, o sol que você vai curtir vai ser muito mais agradável. Praia limpa é sinônimo de saúde, então nada melhor do que recolher o seu lixo”, acrescenta Markinho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ