Vendaval destrói casas e igreja no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua
O episódio, que assustou moradores, aconteceu por volta das 16h desta segunda-feira (13)
Um vendaval destruiu e destelhou casas e uma igreja do bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Grande Belém. O episódio, que assustou moradores, aconteceu por volta das 16h desta segunda-feira (13), na Rua João Batista. Não há relatos de feridos. A Prefeitura de Ananindeua informa que são 20 as casas atingidas. Uma das casas atingidas pertence à família da skatista "Pimentinha", de 9 anos de idade, destaque nas redes sociais e na edição do jornal O Liberal de domingo (12).
A Prefeitura Municipal de Ananindeua informa que "as equipes das Secretarias de Assistência Social, Habitação e Urbanismo e a Defesa Civil já se encontram na comunidade Guerreiro de Jeová, no bairro Icuí Guajará, realizando o levantamento de todas as casas que foram atingidas pela forte chuva desta tarde. Até o momento foram contabilizadas 20 residências".
"Hoje mesmo, as equipes da prefeitura já estão entrando com uma série de ações: a Secretaria de Habitação irá contribuir com o Programa Municipal Morar Bem, para realizar os reparos das casas, com telhas, caixa d’água, portas, janelas e madeiras. Até o momento, já foram entregues 500 telhas. A Secretaria de Urbanismo também está no local recolhendo todo o material retirado das casas e o entulho. A Defesa Civil está fazendo o levantamento técnico para avaliar a estrutura das casas atingidas pelo vendaval e tomar as medidas necessárias. As equipes da Prefeitura seguem no local para oferecer todo o suporte às famílias atingidas", repassou a Prefeitura de Ananindeua.
Casas e igreja
A dona de casa Inês Cláudia é moradora da Quadra 6, no Conjunto Mururé, e também teve a casa atingida pelo vendaval. Ela conta mora no local há cerca de cinco anos e ainda estava terminando de construir o lar onde mora com um dos filhos. “ Aos pouquinhos a gente estava construindo a nossa casa, e agora já vamos ter que ver outra coisa. Tem que refazer todo o telhado que foi destruído”, disse ela.
No Rua João Batista, localizada no loteamento Guerreiros de Jeová, outras famílias também foram atingidas. O pastor Nazareno Sales foi um dos afetados. “Minha residência foi atingida e a minha igreja também. Esse vendaval arrancou toda estrutura, levou os telhados. Fiações e árvores foram derrubadas. Outras casas foram atingidas. Em nove anos morando no Icuí, é a primeira vez que vejo algo dessa forma”, disse ele.
Além dele, a doméstica Izabel Braga, de 62 anos, foi uma das afetadas pela chuva. A idosa é moradora da área há mais de três décadas e também disse nunca ter visto algo parecido acontecer no local. Izabel relatou o susto quando tudo começou.
"Eu pensei que era um vento normal. Até ‘caiu’ os baldezinhos que estava lá por cima, mas não me interessei. Aí foi quando vi: parecia que o ‘negócio’ estava rolando por cima das casas. O meu marido tentava fechar as janelas, mas não conseguia”, narra.
Izabel contou ainda que somente quando o vento cessou foi possível notar a destruição. “Quando a gente foi olhar, tinha quebrado todas as telhas do quarto, da sala; molhou as coisas; queimou minha televisão, ficou um prejuízo. É muito triste”, lamenta.
A Reportagem Integrada do Grupo Liberal levanta mais informações sobre esse assunto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA