Varíola dos macacos: plano de contingência do Pará está fase em finalização, diz Sespa

Secretaria emite nota técnica com orientações sobre transmissão, sintomas e prevenção

Camila Guimarães
fonte

Diante do cenário de preocupação mundial com relação à varíola dos macacos, a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) diz que está desenvolvendo um Plano de Contingência Estadual, atualmente, em fase de finalização. A informação foi confirmada pela Sespa depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global a respeito da varíola dos macacos, com o intuito de fazer com que os países e, consequentemente, estados e municípios se mobilizem para conter o avanço da doença.

VEJA MAIS

image Japão emite alerta de nível 1 para surto global de varíola dos macacos
Autoridades governamentais pedem que cidadãos japoneses tomem medidas cuidadosas para não contrair a doença

image Varíola dos macacos é identificada em crianças pela primeira vez; veja
Segundo o CDC, provavelmente, o vírus foi transmitido por familiares

O surto de Monkeypox - que ficou conhecido como 'varíola dos macacos' - já possui mais de 16 mil casos confirmados em pelo menos 75 países no mundo. Até agora, nem o Pará nem a região Norte tem casos confirmados da doença. Entretanto, no Brasil, até o último balanço, publicado na sexta-feira passada, 22, 696 casos já foram confirmados.

Tendo em vista o risco de proliferação da doença, a Sespa informa que está sendo realizado o monitoramento de portos e aeroportos, ambientes em que permanece obrigatório o uso de máscaras e onde são feitas ações preventivas através de orientação nos locais de desembarque.

Sintomas e transmissão da varíola dos macacos

Em nota técnica, a Sespa orienta quanto às formas de transmissão e aos sinais e sintomas de infecção da varíola dos macacos:

“A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A transmissão via gotículas respiratórias usualmente requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas, o que torna trabalhadores da saúde, membros da família e outros contactantes com maior risco de contaminação. A transmissão do vírus pode ocorrer também através de fluídos corporais. A transmissão da doença termina quando as lesões em forma de crostas desaparecem e a pele esteja íntegra”, informa o documento.

image Varíola dos macacos: Brasil negocia compra de vacina contra a doença
No mundo, apenas um laboratório fabrica o imunizante contra a varíola dos macacos, que é a empresa dinamarquesa Bavarian Nordic. A indústria não tem representante no Brasil.

image Varíola dos macacos: 95% dos casos são transmitidos por meio do sexo
A pesquisa conseguiu identificar, ainda, que os infectados apresentaram sintomas anteriormente não relacionados ao vírus, como lesões genitais

Quanto aos sintomas, uma pessoa infectada pode apresentar febre súbita, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, aumento nos linfonodos do pescoço, calafrios, exaustão e erupções cutâneas que passam por diferentes estágios que ocorrem entre um e três dias após os sinais e sintomas iniciais.

Prevenção

Segundo a nota técnica da Sespa, para prevenção de casos de vaíola dos macacos, a recomendação principal é o uso de máscaras, higienização frequente das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas ou que tenham chegado de viagem recente de localidades com transmissão do vírus.

image OMS declara que varíola dos macacos é emergência mundial de saúde
Mais de 16 mil casos já foram relatados em 75 países, de acordo com o diretor-geral da instituição

image Cientistas alertam para novos sintomas da varíola dos macacos; veja quais são
A preocupação dos especialistas é de que os sintomas possam estar sendo confundidos com outras infecções

Ao identificar um caso suspeito da doença, realizar o isolamento imediato do indivíduo, o rastreamento de contatos e vigilância oportuna dos mesmos. O isolamento do indivíduo só deverá ser encerrado após o desaparecimento completo das lesões”, conclui a advertência.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ