CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Tubarões no Pará: incidência de ataques de animais é rara, mas requer atenção

Especialistas explicam que sobrepesca tem diminuído população de tubarões nas águas do estado

Camila Azevedo / Especial para O Liberal

Um tubarão da espécie Cação Sucuri foi encontrado por pescadores em São João de Pirabas, nordeste do Pará, no último domingo (29). Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento que o animal, já morto, é carregado para fora do barco com o auxílio de uma estrutura improvisada.

VEJA MAIS

image Pescadores encontram tubarão em praia de São João de Pirabas; vídeo
O animal, da espécie Cação Sucuri, foi levado em uma embarcação até um porto da cidade e chamou atenção de curiosos; não há informações sobre o destino dado ao peixe

image Tubarão encontrado em São João de Pirabas teve as vísceras retiradas por pescadores
Carne foi distribuída na comunidade da ilha da Fortaleza para alimentar outros animais, disseram os pescadores

image Prefeitura anuncia campanha de educação ambiental a pescadores
Objetivo é instruir pescadores sobre crimes ambientais

Encontrar tubarões é considerado uma situação frequente na região costeira do Pará, especialmente em áreas com águas mais salgadas, como é o caso de Pirabas, e durante o verão. Porém, o histórico de acidentes envolvendo esses animais é tido como baixo, não havendo muitos relatos, de acordo com especialistas, devido ao fato de seres humanos não fazerem parte de sua dieta natural.

image Pescadores encontraram um tubarão em São João de Pirabas, nordeste paraense, no último domingo (29) (Reprodução/Redes Sociais)

Tubarões são um risco para os seres humanos?

Situações de ataques podem acontecer e são justificadas por questões territoriais, quando os animais se sentem ameaçados e buscam se defender, ou quando eles confundem pessoas com presas. O comportamento varia de espécie para espécie.

A bióloga Luiza Baruch explica que os registros de aparições já foram grandes, mas acabaram diminuindo ao longo dos anos. “Isso se dá, provavelmente, por conta da sobrepesca do animal, sendo que sua reprodução é mais lenta e difícil de retornar a quantidade inicial”, afirma Luiza e ressalta, ainda, como se deve agir quando encontrar com um tubarão.

“No caso dos pescadores, é preciso ter cuidado ao fazer o manuseio, porque o tubarão pode querer se defender e morder a pessoa. É indicado a realização da soltura do animal, uma vez que grande parte das espécies estão ameaçadas de extinção”, alerta Luiza.

O alerta se estende, também, aos banhistas, que devem avisar aos órgãos competentes quando houver aparições e, se o animal ficar encalhado, fazer um chamado à pessoa competente para realizar o resgate. Além disso, é importante fazer o registro da ocorrência na área para manter o controle.

Prefeitura anuncia campanha de educação ambiental a pescadores

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João de Pirabas (Semma) anunciou nesta quarta-feira (1º) uma campanha de educação ambiental a pescadores do município, localizado na região do Salgado paraense. A medida veio após vídeos, que circulam pelas redes sociais, mostrarem um tubarão, da espécie Cação Sucuri, encontrado por pescadores em uma ilha da cidade. Segundo informações das pessoas que estavam no local onde o animal foi desembarcado, o pescador que o encontrou distribuiu a carne entre os moradores da área.

A Semma soube do caso na última terça-feira (31) e se comprometeu em tomar as medidas cabíveis e instruir os pescadores artesanais de São João de Pirabas sobre crimes ambientais, com o objetivo de os preparar se o caso ocorrer novamente, o que é considerado natural em águas oceânicas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ