Tempo se mantém instável no Pará até a próxima semana
Inmet alerta que a instabilidade pode causar nuvens carregadas, temporais severos, rajadas de ventos, descargas elétricas, desastres naturais, prejuízos materiais e até ceifar vidas
Até a próxima segunda-feira (19), o tempo estará instável em todo o Pará, onde a temperatura máxima deverá alcançar 26ºC (graus Celsius) e mínima de 22ºC. A população precisa estar atenta, pois a instabilidade da atmosfera associada ao possível fenômeno natural do La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, podem causar nuvens carregadas, temporais severos, rajadas de ventos, descargas elétricas, desastres naturais, prejuízos materiais e até ceifar vidas de quem estiver na atmosfera e inclusive na altitude.
Ainda segundo o meteorologista Raimundo Abreu de Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), representado pelo 2º Distrito de Meteorologia (2º Disme), em Belém, poderá ter chuvas com forte intensidade na Região Metropolitana de Belém (RMB), na parte sul e centro da ilha do Marajó e no Baixo Tocantins.
Nas regiões sul e oeste, e na parte norte do Xingu os dias devem ser ensolarados e, por vezes, com pancadas de chuvas isoladas e pontuais. A exceção é na parte leste do Pará, para qual a previsão traz que o tempo será nublado com pouca ou nenhuma chuva.
“O tempo continuará instável para RBM e grande parte do Pará. Na RMB as chuvas deverão ser mais fortes no domingo e na segunda. Mas, desde sábado, chove na RMB, na parte sul e centro da ilha do Marajó e no Baixo Tocantins. Acontecerá tempestades em áreas pontuais, como em Uruará, onde, nesta terça (13), teve de novo queda de granizos, porque forma células de nuvens de cumulonimbus e causam tempestades severas no norte do Xingu. Isso ainda pode acontecer, porque as linhas de instabilidade estão intensificando na parte sudoeste, como Trairão e Novo Progresso, e em Belém causa chuvas de grandes cumulonimbus”, afirma o meteorologista.
Temperaturas
Até a próxima segunda-feira (19), na RMB, a temperatura máxima deverá alcançar de 33 a 35ºC (graus Celsius) e mínimas de 23 a 25ºC; a região sul do Pará poderá obter temperatura máxima de 34 a 35ºC e mínimas que variam de 23 a 25ºC; a região oeste contará com máximas de 34 a 36ºC e mínimas de 23 a 25ºC; a região nordeste alcançará as máximas de 33 a 35ºC e mínimas de 22 a 24ºC e a região litoral do Pará terá temperaturas máximas entre 31 a 33ºC e mínimas de 24 a 26ºC.
Horários das marés não deverão coincidir com os das chuvas
As marés podem ocasionar alagamentos e, embora elas estejam mais elevadas que o normal, não devem levar a maiores prejuízos, uma vez que as marés, em geral, vão subir em horários que não coincidem com as chuvas, as quais devem chegar a partir das 14h.
“As marés sobem de acordo com o alinhamento do Sol, da Lua e da Terra - durante a lua nova e lua cheia - na Linha do Equador, e aí dão as maiores marés. Como o Sol passou na Linha do Equador dia 20 de setembro, ainda têm algumas marés até o final de outubro. Porém, não devem subir muito porque essas pancadas de chuvas não têm um volume grande e a previsão é que não tenham chuvas nas horas de encher as marés, já que as chuvas estão previstas para a partir das 14h”, explica o meteorologista.
Defesa Civil alerta para alagamentos em Belém ocasionados pelas marés
A Defesa Civil Municipal alerta para os riscos de marés altas até a próxima terça-feira (20), em Belém, onde o fenômeno pode ocasionar alagamentos. Para reduzir os impactos e alertar a população sobre possíveis danos, a Defesa Civil informa que atua no monitoramento das marés e na prevenção de acidentes ocasionados por enchentes.
Os riscos de marés altas são considerados altos para índices a partir de três metros, quando coincidem com chuvas fortes, e altíssimos para índices acima de 3.5 metros, coincidindo com chuvas fortes.
Segundo a Prefeitura de Belém, equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal trabalham na prevenção de possíveis acidentes causados pelo fenômeno.
Acompanhe os horários das marés conforme o site da Marinha do Brasil:
Quinta-feira – 15/10
10h - 3.4 e 22h17 - 3.4. Alerta para risco alto durante à manhã e à noite.
Sexta-feira - 16/10
10h49 - 3.5 e 23h06 - 3.5. Alerta para risco alto durante a manhã e à noite.
Sábado – 17/10
11h34 - 3.6 e 23h47 - 3.6. Alerta para risco alto durante a manhã e à noite.
Domingo - 18/10
12h21 - 3.6. Alerta para risco alto durante a tarde.
Segunda-feira - 19/10
00h28 - 3.6 e 13h11 - 3.5. Alerta para risco alto durante à tarde e noite.
Terça-feira - 20/10
1h15 - 3.5 e 13h56 - 3.3. Alerta de risco alto durante a noite.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA