Tarso Sarraf, de O Liberal, é finalista no Grande Prêmio Fotografe 2022

O fotojornalista concorre com ensaio sobre o pós-covid em Melgaço, no Marajó.

Enize Vidigal
fonte

O coordenador de fotografia de O Liberal, Tarso Sarraf, é um dos finalistas do Grande Prêmio Fotografe 2022, da revista especializada Fotografe. Tarso concorre na categoria “Ensaio/ Fotojornalismo” com sete imagens feitas no município de Melgaço, na ilha do Marajó, em maio deste ano. Na ocasião, ele e o repórter Dilson Pimentel, de O Liberal, fizeram uma reportagem especial sobre o cenário após os picos da pandemia naquele município, que tem um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

A organização do prêmio anunciou os finalistas nesta segunda-feira, 19. O ensaio do fotojornalista paraense, intitulado 'Desafios e superações na Amazônia', concorre na mesma categoria com outros cinco profissionais. Esta é a segunda edição do prêmio que, este ano, recebeu 843 inscrições, mas somente 60 seguiram para a final, divididas em 10 categorias. Os vencedores serão anunciados no dia 16 de novembro, durante o Festival Fotodoc, em São Paulo.

image Equipe de saúde percorrendo os rios para vacinar a população. (Tarso Sarraf)

Confira o ensaio completo de Tarso Sarraf aqui.

No ano passado, Tarso venceu o Grande Prêmio Fotografe na categoria “Ensaio Documental” com a cobertura do atendimento de profissionais de saúde no ápice da pandemia, em Belém e no interior do estado.

“A premiação é nacional e vem de uma revista especializada, que movimenta todo o fotojornalismo”, observa Tarso. “A Amazônia rende (boas fotos) porque as pessoas não conhecem, principalmente, quando a gente mostra a realidade da população pobre”, afirma.

Tarso Sarraf reúne nesse ensaio as imagens das crianças ribeirinhas brincando no rio, do transporte escolar de barco, dos agentes de saúde que percorrem as comunidades para fazer a vacinação em lanchas e o cotidiano de mobilidade dos marajoaras nas canoas. “O rio é a rua deles. Para quem não é do Marajó, essa realidade é muito diferente”, observa.

Com 29 anos de profissão, Tarso Sarraf já realizou trabalhos para a grande imprensa nacional e internacional, inclusive, fez a cobertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e da Copa da Rússia, em 2018. Ele possui 14 premiações no currículo.

image Crianças se divertem no rio. (Tarso Sarraf)

Finalistas e premiação

A seleção dos finalistas foi realizada por uma comissão de pré-seleção formada pelo editor da revista, Sérgio Branco; pelo coordenador do prêmio, Érico Elias; e pelos fotógrafos Márcia Foletto, Tadeu Vilani e Vilma Slomp. Todos os finalistas terão os trabalhos publicados em um livro e de uma exposição que serão apresentados na data da premiação.

Sete jurados vão se reunir presencialmente na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo, para escolher os 30 ganhadores, indicando os primeiros, segundos e terceiros de cada uma das 10 categorias da premiação. Os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, os dois ganhadores gerais dentre os primeiros colocados, sendo um na categoria Ensaio, e, outro, na categoria Imagem Destacada, ganharão o troféu Grande Prêmio Fotografe 2022.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ