Sul do Pará pode ter temperaturas de até 39°C, em agosto, prevê Inmet
Belém e região litorânea terão máximas em torno de 35°C. Confira a previsão do tempo para o mês de agosto
O MetSul divulgou que em meio ao inverno, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil terão altas temperaturas e no Mato Grosso do Sul a máxima pode chegar a 40°C. Enquanto isso, no verão amazônico José Raimundo Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), garante que Belém não chegará a 40°C, mas que alguns municípios da região sul e sudeste do Pará, como Redenção, podem passar dos 37°C.
O meteorologista José Raimundo explicou que nos primeiros dias do mês de agosto Belém e região litorânea terão máximas em torno de 35°C, mas que, mesmo com altas temperaturas, Belém não chegará a 40°C. Mas o sul do Pará pode apresentar temperaturas entre 37°C a 39°C. "Essa realidade não é necessariamente com relação aos primeiros dias de agosto, mas sim ao longo do mês", pontua o meteorologista.
Com relação às altas temperaturas, José Raimundo explica que a permanência do ar seco e a falta de nebulosidade são algumas das causas.
"A nebulosidade regula a temperatura. Quando temos nuvens no céu passa menos radiação e a temperatura diminui", detalha o meteorologista.
VEJA MAIS
Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
Segundo previsão da MetSul, a temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do País, prevê a empresa de meteorologia. Uma massa de ar quente predomina sobre grande parte do Brasil neste início de mês, mantendo os dias quentes, principalmente à tarde. Na região amazônica, a expectativa é de temperaturas acima dos 35ºC.
A primeira semana do mês será extremamente quente na região Centro-Oeste. Conforme a MetSul, para Cuiabá, em Mato Grosso, e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, a expectativa é de vários dias com máximas perto ou até acima dos 40ºC nas duas cidades.
Em São Paulo, a projeção da MetSul indica que os primeiros dias do mês devem ser mais quentes no oeste e norte do Estado, com máximas variando entre 31ºC e 34ºC. No sul e leste paulista, o calor será mais intenso a partir de domingo (4), com possibilidade de atingir marcas acima de 30ºC em regiões do litoral.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA