Sistema Faepa, Senar e Sindicatos promovem 51º Encontro Ruralista
Encontro será realizado nesta terça e quarta-feira, em Belém
Iniciou nesta terça (11) e segue até a quarta-feira (12) o 51 º Encontro Ruralista do Sistema Faepa/Senar/Sindicatos, com o tema: “Maior Responsabilidade. Repensar o Agro”. O encontro bienal reúne gestores de 138 municípios.
O primeiro dia do encontro é restrito aos gestores sindicais, com programação que aborda assuntos institucionais, com palestra motivacional e dinâmicas de grupo.
No segundo dia, haverá a apresentação e discussão sobre o novo marco legal referente à regularização fundiária, além de orientações sobre questões ambientais.
Serão apresentados novos Projetos do Agro, informações sobre AteG, Vitrine Tecnológica e Comunicação. Ao final do evento, está prevista a assinatura de alguns convênios com o Governo do Estado.
Confira a programação:
O Encontro Ruralista, é um dos maiores eventos de líderes sindicais do Brasil e reúne mais de 200 participantes com o objetivo de repensar o agro com maior responsabilidade.
AGRONEGÓCIO
Em média, 21% da composição do PIB dos municípios tem a contribuição do agronegócio. O campo absorve mais de 1,5 milhões de pessoas, o que corresponde a 42,68% dos trabalhadores no Estado.
O Pará é líder na produção nacional de açaí, abacaxi, cacau, dendê, mandioca e pimenta do reino. Na produção de limão, banana e coco, o Estado ocupa, respectivamente, o 2º, 3º e 4º lugar no ranking nacional.
Quando se fala de frutas exóticas ou frutas regionais, as expectativas de crescimento da fruticultura paraense são bastante promissoras.
Na pecuária, o Pará ocupa o 4º lugar no ranking nacional, com aproximadamente 22 milhões de cabeças, incluindo o rebanho de búfalos, o maior do País. O Pará tem o status de Certificação Internacional de Área Livre de Aftosa com vacinação.
No Pará, o complexo da soja, principal produto exportado pelo Brasil em 2018, representa cerca de 25% do valor exportado pelo setor.
O Pará destaca-se ainda na Avicultura, Apicultura, Florestas Plantadas e produção de Grãos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA