Sespa leva orientações de saúde e distribui preservativos na Operação Verão
A campanha tenta diminuir o número de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis.
Mais de um milhão de preservativos masculinos e 25.300 mil unidades de lubrificante íntimo foram distribuídos pela Secretaria de Estado Saúde Pública (Sespa) durante a Operação Verão, realizada nos municípios mais procurados pela população durante os finais de semana de julho, por ocasião das férias escolares.
Sob o tema "Verão é pra viver com saúde por todo o Pará", a operação já contou com mobilizações nos dois primeiros finais de semana deste mês e prosseguirão nos dias 21 e 22 e entre 26 e 28 de julho.
Para as ações em Salinópolis, foram distribuídos oito mil preservativos masculinos e realizados 240 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C e tuberculose, além da distribuição de folders explicativos. As equipes destacadas pela Divisão de Controle de Doenças Transmissíveis da Sespa prosseguirão com essas ações nos dias 20 e 21, em Bragança, e nos dias 27 e 28 em Acará, em meio a serviços que estarão sendo oferecidos pela Operação Verão.
A campanha tenta diminuir o número de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis e com problemas dentários por meio de ações levadas por equipes da Sespa. As atividades envolvem vários setores responsáveis pela prevenção, diagnóstico e tratamento, com a participação de mais de 100 profissionais, entre servidores das Diretorias de Vigilância e Políticas de Atenção Integral à Saúde, além dos Centros Regionais de Saúde vinculados à Sespa e Centros de Testagens e Aconselhamentos das Secretarias Municipais de Saúde.
Saúde Bucal
Nos dias 13 e 14 deste mês, na praia do Atalaia, em Salinópolis, integrantes da Coordenação Estadual de Saúde Bucal atenderam mais de 200 pessoas com orientações sobre a forma correta da escovação dos dentes. "Distribuímos 200 kits com escova, fio e creme dental, com foco em crianças, na frente dos pais e de pessoas adultas da família. Ou seja, essas orientações alcançaram uma média de 700 pessoas. Mesmo nesse ambiente de férias, de diversão, não podemos descuidar da saúde bucal", avalia a coordenadora estadual de Saúde Bucal, a odontóloga Alessandra Amaral.
Nos dias 20 e 21, as orientações sobre saúde bucal estarão a postos em Bragança e Capanema, nos dias 27 e 28, no distrito de Mosqueiro e no município de Curuçá. Para a coordenadora, a prevenção e o tratamento de doenças que acometem a boca irão refletir na saúde geral do indivíduo, pois muitas doenças podem ser evitadas ou controladas com uma adequada higiene oral e visitas regulares ao dentista.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA