Santarém inicia Campanha 'Julho Amarelo' contra hepatites virais
Em 2018 foram registrados 117 casos de hepatites dos tipos B e C. Este ano de 2019, de janeiro a junho, já foram registrados 69 casos da doença no município.
De acordo com dados divulgados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em 2018 foram registrados 117 casos de hepatites dos tipos B e C. Este ano de 2019, de janeiro a junho, já foram registrados 69 casos da doença em Santarém. A faixa etária dos pacientes é de 45 a 65 anos.
Daí a necessidade de uma ação de conscientização da população quanto à prevenção e os cuidados relacionados às hepatites virais. De acordo com a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, esse é o objetivo da Campanha Julho Amarelo, intensificar as ações no mês escolhido pelo Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais.
Nesta sexta-feira (5) começa, no município, a campanha “Julho Amarelo”, que terá oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, insumos de prevenção e distribuição de material educativo, além de orientações sobre cuidados, detecção e tratamento das hepatites virais.
A campanha faz referência ao dia 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A campanha tem como objetivo chamar a atenção para a luta contra a doença, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.
Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para a doença crônica, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático. A recomendação é que todas as pessoas com mais de 40 anos façam o teste gratuitamente em qualquer unidade de saúde e, em casos positivos, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
Para a abertura, o CTA vai montar stands na rua principal do comércio, onde vai ofertar testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, orientação, insumos de prevenção e distribuição de material educativo, além de orientações sobre prevenção, cuidados, detecção e tratamento das hepatites virais.
Confira a programação da Campanha "Julho Amarelo" em Santarém para este mês de julho:
05/07/2019
- Abertura da Campanha Julho Amarelo
Local: Belo Centro (Av. Lameira Bitencourt)
Horário: 8h às 16h30
13/07/2019
- CTA no Borari
Local: Alter do Chão (Praça do Çairé)
Horário: 15h às 23h
19/07/2019
- CTA na Praça
Local: Praça Tiradentes (Av. Tapajós)
Horário: 8h às 13h
26/07/2019 (Manhã)
- Capacitação para profissionais da Beleza (manicures, barbeiros, tatuadores, etc.)
Local: sede do CTA Santarém (AV. Barão do Rio Branco, esquina com a Marechal Rondon)
Horário: 8h30 às 13h
26/07/2019 (Tarde/Noite)
- Encerramento
Local: Parque da Cidade (Av. Bartolomeu de Gusmão)
Horário: 16h às 22h
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA