Salinas tem sábado movimentado e possibilidade de interdição nas praias
Penúltimo final de semana de julho tem um dos movimentos mais intensos nas praias do Atalaia, Farol Velho e Lago da Coca-Cola
O penúltimo final de semana de julho começou com grande movimento de veranistas na praia do Atalaia, em Salinas, nordeste do Pará. A possibilidade de interdição de entrada de veículos nas praias do município não afastou aqueles interessados em curtir o sol. Além disso, uma intensificação em ações de conscientização ambiental, praticadas por uma série de marcas, parece ter diminuído a possibilidade de lixo nas praias, ao menos pela manhã.
A reportagem da Redação Integrada de O Liberal esteve na praia do Atalaia, onde conversou com agentes do Detran e da Polícia Civil, sobre a ação de interdição de entrada de veículos nas praias.
Bento Gouveia, diretor técnico operacional do Detran, explica que trata-se de uma ação preventiva. A interdição é uma estratégia de controlar a quantidade de carros dentro da praia, para que não haja transtornos ou engarrafamentos no momento da saída, e todos possam deixar o local com segurança e fugir dos atolamentos com a maré cheia.
“Estamos fazendo um monitoramento. Trouxemos drone para cá, tem agentes de trânsito posicionados, o pessoal da educação também posicionados, para que a gente possa, de forma estratégica, monitorar. Conforme vai acontecendo a necessidade, a gente vai solicitar o fechamento. Tem equipamentos para fechar, tem painel pra ir informando, para que a gente possa, de forma tranquila, não deixar mais o pessoal entrar, e solicitar que o pessoal saia da praia. Mas tudo isso monitorado, observado, pra não causar problemas mais grave o ou assustar as pessoas, isso a gente não quer”, detalha Bento.
VEJA MAIS
Dia de aproveitar com a família em Salinas
O céu azul quase sem nuvens foi um convite para muitas famílias que resolveram visitar a praia e curtir o seu melhor. A praia do Atalaia foi tomada por banhistas que levaram seus próprios carros, e também aqueles que aproveitaram a estrutura dos bares.
Uma das famílias no local foi a de Orandir Sales, que veio de Jataí, Goiás. Em sua primeira vez no município paraense, ele trouxe a esposa, filha e netos, e disse estar encantado com o litoral paraense.
“Estou adorando isso aqui”, contou seu Orandir. “A cidade é muito boa, praia muito boa, tudo limpinho. Aqui não tem perigo de malandro, tá muito bom”, avaliou.
Sobre a cultura de carros na praia, Orandir diz não ver problema, mas deixou o seu estacionado longe da areia. “Cada um curte do jeito que gosta. A gente veio de carro, mas deixou do outro lado porque falaram que a maré tá subindo”, contou.
Quem também veio de longe foi Rafaela Baima, consultora óptica de Imperatriz, do Maranhão. Ela veio com um grupo de oito pessoas para curtir a praia e também a programação noturna da cidade, que terá show de Wesley Safadão na noite do sábado.
“Está tudo ótimo, saindo tudo como a gente esperava. A gente vem mais vezes aqui, com certeza”, contou ela. “Já somos do Sal”, brincou.
Combate a pessoas dirigindo alcoolizadas é foco de ações preventivas
Uma ação conjunta entre o Detran e a Polícia Civil em Salinópolis, monitora a entrada e saída de veículos no município. A Polícia Civil informou que registrou seis casos de alcoolemia na sexta-feira, 22, e mais dois casos na madrugada do sábado.
O total de casos de alcoolemia no último final de semana chegou a 29. Para este penúltimo final de semana de julho, a Policia Civil trabalha com a perspectiva de aumento de casos. A multa pode ser de 1 a 100 salários mínimos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA