Saiba como funciona o Hospital da Mulher do Pará e como receber atendimento
Hospital público, inaugurado no mês de março, conta com atendimento exclusivo para mulheres

O novo Hospital da Mulher do Pará (HMP) já está em funcionamento, oferecendo serviços exclusivos de saúde para mulheres. Inaugurado neste mês de março pelo Governo Federal, o hospital público conta com 11 pavimentos e 120 leitos, sendo 100 destinados à internação e 20 à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O hospital atende mais de 20 especialidades médicas, como ginecologia, mastologia e cardiologia, além de oferecer acesso a 40 tipos de procedimentos, incluindo exames e cirurgias. Entre as cirurgias realizadas, destacam-se as de mama, laqueadura, vesícula e histerectomia.
A unidade está localizada na avenida Gentil Bittencourt, nº 2175, no bairro de São Brás, em Belém. O espaço não possui atendimento aberto, é necessário encaminhamento médico para receber assistência.
VEJA MAIS
Atendimento especializado para mulheres
Um dos diferenciais do Hospital da Mulher é o atendimento de urgência para vítimas de violência sexual e doméstica. A unidade acolhe de mulheres que sofreram violência sexual, doméstica, psicológica, financeira e patrimonial, garantindo assistência integral e humanizada. O ambulatório fortalece esse atendimento ao oferecer apoio psicológico e reabilitação multidisciplinar, reforçando o compromisso social no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Além das especialidades mais procuradas, como ginecologia e mastologia, o hospital também disponibiliza atendimentos em endocrinologia, neurologia, fisioterapia e psicologia.
No balanço geral do período, o hospital também executou 45 mamografias, exames essenciais para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conceder 16 altas hospitalares.
Como receber atendimento no Hospital da Mulher?
Para ser atendida na unidade, a paciente precisa seguir três etapas principais:
- Atendimento inicial na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de residência.
- Encaminhamento via Central Regional de Regulação, por meio do Sistema Estadual de Regulação (SER), caso seja necessário atendimento especializado.
- Deslocamento para a unidade estadual ou conveniada onde o atendimento foi previamente agendado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA