Reservas em hotéis e pousadas para o Çairé estão praticamente esgotadas
Procura é grande para o período do festival, realizado entre os dias 19 e 23 de setembro, em Santarém
A menos de um mês para a realização do Festival do Çairé, de 19 a 23 de setembro, reservas em hotéis e pousadas de Alter do Chão, já estão praticamente esgotadas, segundo empresários da rede hoteleira.
De acordo com o proprietário da Pousada do Mingote, Dórisson Lobato, em Alter existem cerca de 4 hotéis e mais de 30 pousadas, com aproximadamente 800 leitos. Porém, o índice de ocupação para o Sairé já chega a 80%.
Ainda existem leitos disponíveis, porém, quem quiser passar o Çairé no "Caribe Brasileiro" deve se apressar para não ficar sem lugar para se hospedar. "Ainda temos disponibilidade de cerca de 20%, mas em poucos dias esperamos atingir 100% de ocupação nos hotéis e pousadas de Alter", diz Lobato.
Ele comemora a grande movimentação de turistas na rede hoteleira da Vila Balneária, no período de alta temporada deste ano. "Está muito bom. Até porque os meses de setembro e outubro já estão praticamente todos vendidos. Para o réveillon deste ano, a procura nos hotéis e pousadas também está muito grande", afirma Lobato.
SAIRÉ
Fruto da mistura de rituais religiosos e profanos, segundo historiadores, o Çairé é realizado há mais de 300 anos, em Alter do Chão, distante 37 quilômetros de Santarém, no oeste do Pará.
Hoje, o Çairé é festejado no mês de setembro e consiste em rituais religiosos que se repetem durante o dia, culminando com a cerimônia da noite – ladainhas e rezas – seguida da parte profana da festa, representada pelos shows artísticos, com apresentações de danças típicas e pela disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. São cinco dias de muita música, dança e rituais, na Vila de Alter do Chão.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA