Reitor da UFPA confirma que seu quadro de infecção por covid-19 evoluiu para uma pneumonia
Emmanuel Tourinho disse em suas redes sociais que segue o tratamento em casa
O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, confirmou em suas redes sociais no início da tarde deste domingo que seu quadro de saúde de covid-19 evoluiu para uma pneumonia, e que segue o tratamento em casa.
Continuo em tratamento, em casa, cercado de cuidados da família e melhorando a cada dia. Quero agradecer o carinho e a preocupação de vocês. Se puderem, fiquem em casa. Protejam-se. Desejo saúde a todas(os).
— Emmanuel Tourinho (@eztourinho) May 31, 2020
"Há alguns dias, compartilhei com vocês que havia testado positivo para a covid-19. Inicialmente, os sintomas eram leves, mas o quadro evoluiu para uma pneumonia. Continuo em tratamento, em casa, cercado de cuidados da família e melhorando a cada dia", disse o reitor da UFPA. Ele já havia confirmado no dia 19 de maio o diagnóstico positivo para a infecção por coronavírus.
Amigas(os), na última sexta-feira fiz teste para a Covid-19. O resultado chegou nesta segunda (18/05) e foi positivo. Os sintomas são leves e estou bem, seguindo as orientações médicas. Protejam-se, protejam seus familiares e, se puderem, fiquem em casa. Um abraço.
— Emmanuel Tourinho (@eztourinho) May 19, 2020
"Quero agradecer o carinho e a preocupação de vocês. Se puderem, fiquem em casa. Protejam-se. Desejo saúde a todos", comentou o reitor sobre o agravamento de seu quadro.
Sem previsão de retorno
Este domingo (31) a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) confirmou que já são 37.961 os casos confirmados e 2.923 os óbitos relacionados à covid-19 no Estado - contabilizados desde o primeiro diagnóstico da doença no Pará, feito em 18 de março. O Estado ainda registra um total de 197 casos suspeitos ainda em análise. Ao todo, 27.707 pessoas já foram recuperadas da covid-19 no Pará até agora. Um total de 5.486 casos já foram descartados.
Em vídeo divulgado ainda no último dia 20, o reitor Emmanuel Tourinho descartou a volta das atividades nos campi da instituição em todo o Estado até o mês de junho. Tourinho justificou a decisão por conta do quadro atual da pandemia causada pelo novo coronavírus no Pará.
"A avaliação que fazemos é de que vivemos um momento de intensificação da propagação da doença, em que é ainda mais necessário observar a recomendação do isolamento social. Com isso não cogitamos o retorno das atividades durante o mês de maio. Para o mês de junho também ainda não há informações seguras que nos permitam fazer um planejamento de retorno", disse na mensagem gravada à época.
A redação integrada de O Liberal segue apurando o estado de saúde do reitor da UFPA. Acompanhe.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA