Projetos promovem ações socioambientais, socioeducativas e étnico-raciais em quilombos de Castanhal
O Programa Universidade no Quilombo promove ações formativas abertas a professores e a toda a comunidade, com estudos, rodas de conversa, oficinas, publicações de livros e produção de vídeos
Oficinas de pinturas, desenhos, escritas, dinâmicas, brincadeiras africanas e afro- brasileiras, roda de conversa, vídeo-debates, jogos, entre outras atividades que são realizadas pelo Programa de Extensão e Pesquisa Universidade no Quilombo, que reúnem seis projetos voltados à educação socioambiental e étnico-racial em quilombos no entorno do Campus Universitário de Castanhal da UFPA.
As ações são promovidas pelo Grupo de Estudos Sociedade, Cultura e Educação (Gesced), que integra o Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro da UFPA, sob a coordenação do professor Assunção José Pureza Amaral. Participam das atividades professores, estudantes bolsistas e voluntários de todos os cursos do Campus da UFPA em Castanhal, movimentos sociais, associações, além de crianças, jovens e adolescentes das comunidades envolvidas, como Cocoal, Quatro Bocas, Itaboca, Pitimandeua, São Pedro e Macapazinho. “As atividades são previamente planejadas e realizadas aos sábados quando a caravana sai da UFPA às 8h com destino à comunidade previamente definida. Lá os acadêmicos trocam experiências, aprendem e colocam em prática muito dos conhecimentos apreendidos”, explica o coordenador Assunção Amaral.
Além das atividades nas comunidades, o Programa Universidade no Quilombo promove ações formativas abertas a professores e a toda a comunidade, com estudos, rodas de conversa, oficinas, publicações de livros e produção de vídeos. A equipe do Programa já realizou formações em outros municípios, como Concórdia do Pará, Salvaterra, Castanhal, Inhangapi, Bragança, Irituia, São Domingos do Capim e Belém.
As programações em agosto já iniciaram. Ainda estão previstos um encontro do Grupo
de Estudos no próximo dia 20 de agosto e uma ação na Comunidade Itaboca, no dia 27
de agosto. É possível acompanhar e colaborar com as ações do Programa por meio do Instagram @universidade_no_quilombo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA