Projeto permite abraço aos pacientes em tratamento contra covid-19 em Santarém
O abraço do "Janela Afetiva" é recebido em uma janela do isolamento no Centro Especializado de Atendimento Covid-19

Um projeto leva aconchego, carinho e amor que mudam e dão força aos pacientes em tratamento contra a Covid-19, em Santarém, oeste do Pará. Essa iniciativa chamada de “Janela Afetiva” leva todos os sentimentos por meio do abraço, entre familiares e pacientes que estão internados no Centro Especializado de Atendimento Covid-19, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h). O abraço é recebido em uma janela do isolamento dos leitos clínicos e tem toda retaguarda da equipe multiprofissional da unidade de saúde.
O ‘Janela Afetiva’ foi criado pensado levar mais humanização aos pacientes. Toda ação teve a presença de um médico, fisioterapeuta, equipe de enfermagem, equipe psicossocial e gestão administrativa. Durante a realização do projeto, um plástico de proteção e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foram usados nos visitantes.
Regiane da Silva, filha da paciente Elizabet da Silva, de 74 anos, descreveu o momento como emocionante e poucos minutos antes de ver a mãe, ela chorou bastante pelo reencontro. “É um momento inexplicável, dar a oportunidade de se aproximar mais durante o tratamento, fazer com que nós possamos dar um abraço que normalmente não poderíamos dar, matar um pouco da saudade, isso com certeza o tratamento mais humano”, falou Regiane.
Arivaldo Gomes da Silva foi visitar o pai, Agnel Modesto da Silva, que está internado no CeaCovid-19 desde o dia primeiro de janeiro. O idoso estava comemorando o aniversário de 73 anos, no momento do abraço ele fez um pedido inusitado ao filho - pediu para comer uma banana. “E mesmo com as circunstâncias poder encontra-lo deu um novo sentido a data. Foi maravilhoso ver o meu pai, e saber que ele está se recuperando, está sendo bem cuidado também é muito importante para nós. Ele me pediu banana e eu vou trazer pra ele”, contou.
Para a equipe médica, o projeto é uma oportunidade de aproximar paciente, família e equipe profissional. O perfil do paciente que estão participando do “Janela Afetiva” são os que estão evoluindo bem e que estão há mais de três dias internados. “A internação é um momento de apreensão para todos. Falando do paciente ao participar do projeto poder ver um familiar e para o familiar de poder se sentir seguro com a equipe ao perceber o tratamento dado”, explicou o Dr. Breno Sousa.
Antes do tão esperado encontro com o familiar o paciente é avaliado pela equipe multiprofissional que compõe o projeto. Nesse momento é verificado se o paciente tem condições físicas e também emocionais para participar. Assim como os visitantes que são aconselhados a aproveitar a oportunidade para passar força ao parente doente.
O Projeto ‘Janela Afetiva’ acontece uma vez na semana e deve acontecer durante todo o ano de 2022. “Nós sabemos que preservar essa conexão com nossos familiares podem fazer toda diferença no tratamento de um doente. Além de passarmos segurança de que estamos cuidando com toda atenção. A ideia partiu de um tratamento humanizado aos pacientes e aos familiares que estão aqui fora, para que eles possam estar acompanhando os pacientes”, disse a responsável projeto, Denice Sousa, que é assistente social na Unidade.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA