Projeto no Pará solta 6,5 milhões de filhotes de quelônios

Ação vem sendo desenvolvida, ao longo de 13 anos e conserva o maior local de desova da América do Sul

O Liberal

Nos últimos 13 anos, 6,5 milhões de filhotes de tartarugas-da-Amazônia, tracajás e pitiús foram soltos no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, no Pará, importante reduto da biodiversidade e o maior local de desova de quelônios da América do Sul.

Toda a atividade, desde o monitoramento dos ninhos até a soltura dos animais, é desenvolvida pelo Programa de Conservação e Manejo de Quelônios da Usina Hidrelétrica Belo Monte, realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), responsável pelo Revis e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pela fiscalização.

Entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, foram soltos 308.567 filhotes das três espécies no rio Xingu e o monitoramento identificou 1.692 ninhos. Apesar das mudanças climáticas e da estiagem severa que atingiu o Norte do país em 2024, incluindo o Xingu, o nascimento de filhotes foi maior que o registrado em 2023. No ciclo reprodutivo daquele ano foram soltos 217.437 filhotes, informou a assessoria.

As ações de preservação dos quelônios são de suma importância, principalmente no que diz respeito à região amazônica, pois as tartarugas têm um simbolismo cultural.As ações de preservação dos quelônios são de suma importância, principalmente no que diz respeito à região amazônica, pois as tartarugas têm um simbolismo cultural. O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, destacou que a soltura de mais de 6,5 milhões de filhotes de quelônios ao longo dos últimos 13 anos no Tabuleiro do Embaubal demonstra o compromisso contínuo do Instituto e de seus parceiros com a conservação da biodiversidade amazônica.

VEJA MAIS

image 50 mil quelônios são soltos no Rio Xingu, em Senador José Porfírio
As atividades ocorreram na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre (Revis), no Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, sudoeste do Pará.

image Carbono azul: manguezais do Pará têm o maior estoque no Brasil; confira
Levantamento realizado pelo projeto Cazul, com apoio da Fundação Grupo Boticário, revela que estado pode gerar R$ 14,8 bilhões em créditos no mercado voluntário de carbono

image Alunos do sudoeste paraense participam da soltura de 3.275 mil quelônios no rio Xingu
A iniciativa sensibiliza crianças e adolescentes sobre a preservação ambiental e reforça a importância das tartarugas para o equilíbrio do bioma amazônico

“Este é um dos maiores berçários naturais de quelônios da América do Sul, e a manutenção desse ecossistema é fundamental para a preservação das espécies e para o equilíbrio ambiental. Além da importância ecológica, essa iniciativa reforça a conscientização da população local sobre a necessidade de proteger nossa fauna. Seguiremos trabalhando para garantir que essas espécies tão simbólicas para a Amazônia continuem a prosperar”, enfatizou.

Para manter o programa, a Norte Energia, concessionária de Belo Monte, já investiu cerca de R$ 26 milhões. A equipe conta com biólogos e técnicos ambientais. Diversos funcionários da empresa e alunos de escolas da região também atuam como voluntários para proteger e ajudar a escavar os ninhos e garantir que parte dos filhotes consigam chegar em segurança até as águas do rio Xingu. Além de promover a soltura, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da preservação da fauna local, destacou a assessoria.

O voluntário Nikaelyson Batista compartilha sua experiência ao participar do projeto pela primeira vez. "Participar do projeto foi uma experiência única. A gente teve a oportunidade, coletivamente, de aprender muita coisa,sobre principalmente a importância da preservação das espécies da nossa região. São três espécies, e tivemos a chance de conhecer mais sobre cada uma, suas particularidades e os desafios que enfrentam, desde a desova até chegarem ao rio. Com certeza vou transmitir o que aprendi aqui hoje com outras pessoas", enfatiza.

image Imagem: Divulgação

“Ao envolvermos a população local nas atividades de monitoramento desenvolvidas pela Norte Energia, há um processo de ganha-ganha para todos os lados. O meio ambiente é beneficiado com o aumento do número de filhotes soltos no rio e a população ganha com a geração de empregos e maior conservação do rio e das florestas. Tem pessoas da comunidade que trabalham nos projetos desde a sua concepção em 2011”, avalia Roberto Silva, gerente de Meios Físico e Biótico da Norte Energia.

As campanhas da Norte Energia, em parceria com o Ideflor-Bio, acontecem todos os anos e começam em agosto, quando as tartarugas iniciam o processo de reprodução e depositam seus ovos nas praias do Tabuleiro do Embaubal. A eclosão ocorre entre o final de outubro até janeiro. No entanto, visando proteger as áreas de desova, o trabalho de fiscalização acontece a partir de julho com ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e secretarias municipais.

Importância dos quelônios

A preservação dos quelônios é importante para manter o equilíbrio do ambiente e a biodiversidade. Eles contribuem para a dispersão de sementes, participando de complexas teias alimentares, e limpam os rios ao ingerirem grandes quantidades de matéria morta. Além disso, esses animais possuem grande simbolismo cultural para a região amazônica, representando longevidade, estabilidade, sabedoria, paciência, proteção e resiliência.

Tabuleiro do Embaubal

O REVIS Tabuleiro do Embaubal foi criado por meio do Decreto Estadual em 17 de junho de 2016, possui área de 4.033,94 hectares e está aproximadamente a 906 km da cidade de Belém. Além da vasta diversidade de quelônios, a região encanta pela grande beleza cênica com praia, várzea e igapó, exibindo uma rica diversidade biológica com presença de espécies ameaçadas de extinção, migratórias e endêmicas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ