'Procissão do Encontro' será retomada em formato de carreata em Santarém

A programação será nesta Sexta-feira Santa (02), a partir das 10h, com o encontro entre as antigas imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores

João Thiago Dias
fonte

A Catedral Metropolitana de Santarém, no oeste paraense, vai retomar, nesta Sexta-feira Santa (2), a partir das 10h, a tradição da “Procissão do Encontro”, com as antigas imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. A programação foi realizada pela última vez no final da década de 1960. Para cumprir o protocolo sanitário de contenção da covid-19, será em formato de carreata, passando pelos hospitais do município.

A imagem do Senhor dos Passos sairá da UPA-24 horas, localizada na avenida Curuá-Una, no bairro de São José Operário, e passará pelo Hospital de Campanha, Hospital Regional e Hospital da Unimed. A imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja de Nossa Senhora das Graças, na avenida Borges Leal, no bairro de Santa Clara, e passará pelo Hospital Municipal, Hospital São Camilo e Asilo São Vicente de Paulo.

image Divulgação

Dom Irineu Roman, Arcebispo Metropolitano de Santarém, acompanhará a imagem do Senhor dos Passos e dará a bênção aos doentes dos hospitais que estão no trajeto. Padre Ruy Barbosa, Cura da Catedral, vai acompanhar a imagem de Nossa Senhora das Dores e também deixará a benção para os doentes. "Em vista da pandemia, não haverá acompanhamento do povo, que pode, entretanto, ver a passagem das imagens, que serão conduzidas em carro aberto", destacou a Arquidiocese.

O "Encontro" das duas imagens, que foram restauradas em sua originalidade recentemente, será em frente à Catedral Metropolitana, no bairro Centro. Após a chegada, a programação vai seguir com o “Ofício das Trevas” e o “Sermão das Sete Palavras”. Às 15h, Dom Irineu Roman vai presidir a Cerimônia da Paixão de Cristo.

A procissão simboliza o encontro de Maria com Jesus, enquanto ele caminhava em direção do calvário, conforme explicou o vigário paroquial, padre Sidney Canto. “A ideia é promover um encontro com Jesus Cristo, que, hoje, sofre naqueles que estão doentes, vítimas da covid-19. Um encontro com muitas Marias, mães de família, que perdem seus filhos. Um encontro com as famílias que perderam seus entes queridos durante esta pandemia”, ressaltou padre Sidney.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ