Presidente Lula inaugura ‘Infovia 01’ em Santarém nesta segunda-feira (7)
Programa Norte Conectado prevê a implementação de oito Infovias nos leitos dos rios amazônicos. O investimento em todo o projeto é de R$ 1,3 bilhão
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inauguram a Infovia 01, em Santarém, oeste do Pará, que levará conectividade para cerca de 3 milhões de brasileiros. A solenidade ocorrerá na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a partir das 10h, desta segunda-feira (7).
A Infovia 01 faz parte do Programa Norte Conectado e está ligando Santarém a Manaus, no Amazonas, por meio de 1,1 km de cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos. Essa Infovia também leva conectividade para as cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará; e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. O Programa conta, no total, com oito Infovias que irão atender 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
No mesmo local, haverá uma visita ao Navio Hospital Escola Abaré que realiza atendimento clínico e odontológico em comunidades ribeirinhas do rio Tapajós. O navio terá um Ponto de Inclusão Digital (PID) com cinco computadores doados pelo Ministério das Comunicações (MCom) para a capacitação digital dos moradores das comunidades.
Durante a inauguração, a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, falou sobre a implantação da Faculdade de Medicina na UFOPA. "E eu dizer a vocês que a reivindicação aqui colocada de uma faculdade de Medicina na UFOPA já está sendo examinada e avaliada pelos ministérios da educação, sempre ouvindo a saúde, mas dizer a vocês que por estudo já se sabe que aonde nós conseguimos fixar melhor os profissionais médicos com os cursos de medicina, é naqueles lugares onde nós temos os cursos de medicina", disse a ministra durante pronunciamento.
Durante seu discurso, Lula afirmou que a BR-163 será concluída durante seu atual mandato e infoemou que no dia 11de agosto estará no Rio de Janeiro lançando o novo Programa de Ação do Crescimento (PAC). Lula disse que o Pará tem um agravante e disse que em 2025, acontecerá a COP 30 e a ONU assume uma parte dos custos,mas que será uma tarefa gigantesca e que a ONU assume uma parte dos custos e o Governo Federal tem assumiu o compromisso de ajudar o Helder e Edmilson a a riara as condições para que Belém possa recerber o evento.
Durante seu discurso, o presidente Lula falou sobre os benefício que o Navio Hospital Escola Abaré vai proporcionar a população. "Vocês sabem o que o povo ribeirinho, os indígenas, as pessoas que moram nas comunidades na beira dos rios passam quando estão doente. É um trabalho muito grande. A gente não tem que exigir de uma pessoa pobre pegue uma canoa, que viaje 24h pra chegar num dentista, é o dentista que tem que ir até lá e cuidar dessa pessoa. E nós temos que criar condições para que esse dentista possa cumprir com a sua função. Eu não sei em quantos países do mundo tem isso, mas a nossa ideia é que, todas as pessoas que moram em lugares distantes, que moram na beira de rio, essas pessoas possam ter um barco-hospital para que possam ser atendidas perto da sua casa e que as pessoas possam ter, até, pequenas cirurgias dentro desse barco. Tudo isso, vem com a Inforvia que nós vamos lançar agora. Essa infovia, ela vai economizar 58 milhões de árvores que não precisam ser cortadas. Se a gente fosse fazer torre, precisaria cortar, mas agora não precisa mais cortar.
O presidente Lula chegou a Santarém, por volta de 15h20, na última sexta-feira (4). Essa é a primeira vez que ele vem ao município desde a eleição. Ele seguiu com sua comitiva direto para um restaurante na comunidade Carapanari, na região do Eixo Forte. No local há bangalôs, onde o president
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA