Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira
O candidato que enfrentou problemas logísticos ou foi impactado por doenças infectocontagiosas, pode requerer a realização das provas nos próximos dias 12 e 13 de dezembro.
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2023 termina nesta sexta-feira (17). O candidato que enfrentou problemas logísticos ou foi impactado por doenças infectocontagiosas, como especificado no edital, é possível requerer, por meio da Página do Participante, a realização das provas nos próximos dias 12 e 13 de dezembro. Isso inclui situações em que o participante não compareceu devido à alocação a mais de 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
VEJA MAIS
O Inep iniciou a aplicação em 5 de novembro e continuará em 12 de novembro. Se houve problemas logísticos, como infraestrutura comprometida, falta de energia elétrica ou erro na aplicação, ou se faltou devido a sintomas de doenças especificadas, como covid-19, tuberculose, entre outras, é possível solicitar a reaplicação. Documentos comprobatórios são necessários para casos de doenças infectocontagiosas, enquanto o Inep avaliará as solicitações de problemas logísticos individualmente.
A ausência em um dos domingos por razões não contempladas no edital não permite a reaplicação. Os participantes alocados a mais de 30 quilômetros de casa têm direito garantido à reaplicação.
O Enem é fundamental para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, sendo a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Instituições públicas e privadas o utilizam em processos seletivos, e os resultados também são relevantes para acessar auxílios governamentais, como o Fies. Além disso, instituições portuguesas com convênio aceitam as notas do Enem em seus processos seletivos.
Quem pode solicitar reaplicação de provas:
Doenças infectocontagiosas
O participante ausente por causa de doença infectocontagiosa poderá solicitar a reaplicação das provas. As doenças são as seguintes:
- tuberculose
- coqueluche
- difteria
- doença invasiva por Haemophilus influenzae
- doença meningocócica e outras meningites
- varíola
- varíola dos macacos (monkeypox)
- influenza humana A e B
- poliomielite por poliovírus selvagem
- sarampo
- rubéola
- varicela
- covid-19
O candidato que teve indisposição ou problema de saúde durante a aplicação do exame, precisando deixar o local, sem retornar ou não concluindo as provas, não pode solicitar a reaplicação.
Problemas logísticos
Os seguintes problemas logísticos também podem ser motivo de reaplicação da prova:
- desastres naturais que comprometem a infraestrutura do local de provas
- falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural)
- falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante
- erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante
O participante afetado por problemas logísticos no primeiro dia de aplicação das provas deve comparecer no segundo dia de aplicação, dia 12 de novembro e solicitar a reaplicação somente para o primeiro dia.
Local de prova distante
- Pessoas que foram alocadas para locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência indicada na inscrição têm direito à reaplicação da prova.
Como solicitar a reaplicação?
- O candidato deve apresentar a solicitação na Página do Participante. É necessário apresentar documento comprovante da necessidade da reaplicação do exame, conforme previsto no item 4.2.3 do edital, como diagnóstico da doença.
- Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após envio.
- O prazo para solicitação vai de 13 a 17 de novembro. Não serão aceitos pedidos depois do prazo.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA