Poste de energia elétrica pega fogo e asssusta moradores em Santarém
O incêndio começou por voltadas 7 horas da manhã, no poste localizado na Silva Jardim com a Borges Leal.
Um poste de energia elétrica pegou fogo no início da manhã desta quinta-feira, no município de Santarém, no oeste do Pará. A situação preocupou os moradores do entorno por estar próximo de um posto de combustível. O corpo de bombeiros fez a intervenção.
O incêndio começou por voltadas 7 horas da manhã, no poste localizado na Silva Jardim com a Borges Leal. A guarnição do Corpo de Bombeiros subiu pelo apartamento que fica próximo ao poste para acessar o incêndio e conter as chamas.
“Esses curtos-circuitos em postes são comuns, especialmente em época de chuva, já que a água é um excelente condutor de eletricidade. Apesar da proximidade com o posto, o fogo não oferecia risco de propagação. Se for observar essas fiações dos postes, eles têm fiação de telefonia, fiação de internet, então tem muito material ali para servir de combustível”, explicou o Sargento, Arilson Maia, do Corpo de Bombeiros.
O sargento destaca que os postos de combustíveis são fiscalizados anualmente, podendo ser liberados ou não. Os que são liberados estão munidos de no mínimo equipamentos extintores, além de frentistas treinados e orientados sobre o uso do equipamento.
Em nota, a Equatorial Pará informou que está com equipes trabalhando para normalizar o fornecimento de energia elétrica o mais breve possível. A interrupção no fornecimento foi motivada por um curto-circuito que também atingiu a fiação de telefonia.
A nota detacou que as causas do curto-circuito ainda estão sendo apuradas, mas pode ter sido motivado por sobrecarga na rede elétrica, que é quando o cliente aumenta a carga dentro do seu imóvel, incluindo mais equipamentos que demandam energia elétrica, sem informar à distribuidora.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA