Pecuária cresce e Marabá já tem o terceiro maior rebanho do Brasil

Entre 2020 e 2021, as propriedades rurais em solo marabaense ganharam cerca de 209 mil novas cabeças de gado

Tay Marquioro
fonte

Em nenhum outro município brasileiro o gado se multiplicou tanto nos pastos quanto em Marabá e a cidade já ocupa o terceiro lugar no ranking nacional. Entre 2020 e 2021, as propriedades rurais em solo marabaense ganharam cerca de 209 mil novas cabeças de gado. As informações são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta ainda que Marabá tem um total de 1,478 milhão de bois e vacas. Ainda segundo o levantamento, se esse ritmo de crescimento for mantido, a projeção é de que em até três anos o rebanho bovino de Marabá chegue ao segundo lugar da lista de municípios com maior população desses animais.

Para o presidente da Associação dos Criadores do Pará (Acripará), Maurício Fraga, o pecuarista encontra na região sudeste do Pará as condições mais propícias para investir na produção. “A pecuária depende muito de pastagem e, para se ter qualidade no pasto, são necessárias quatro características muito importantes: fertilidade de solo, chuvas, calor e luminosidade. Eu acredito que nenhuma outra região do Brasil reúne essas condições como o sudeste do Pará. Esse é um ponto fundamental”, analisa o dirigente.

Na avaliação de Fraga, a ampliação da produção também representa um importante atrativo para outros investimentos ligados ao setor da pecuária na região e isso só tende a melhorar a qualidade dessa cultura. “Nós temos hoje uma estrutura de abatedouros e frigoríficos, por exemplo, que não tínhamos há alguns anos atrás. São muitas empresas desses segmentos se instalando no sul e sudeste do Pará, que acabam auxiliando o pecuarista na hora de exportar a produção para, principalmente para a China, que é o nosso maior comprador. Tudo isso também acaba sendo um incentivo para que o pecuarista invista e melhore sua capacidade produtiva”, afirma o presidente.

No ranking de municípios considerados os maiores pecuaristas do Brasil, o Pará está representado por quatro municípios. São Félix do Xingu encabeça a fila, com uma população de quase 2,5 milhões de animais. Marabá está em terceiro lugar e Novo Repartimento ocupa a sexta colocação, com mais de 1,1 milhão de cabeças de gado. O quarto município paraense mais bem posicionado é Altamira, com um rebanho de 954 mil bovinos.

Em pouco mais de dez anos, Marabá viu a população bovina do município dar um salto de 119%. Ou seja, passou de um mercado pouco influente a um dos mais expressivos e com potencial para crescer ainda mais em um futuro próximo. O cenário estadual também é favorável. O rebanho bovino do Pará é alcançou a marca de 23.921.005 cabeças de gado e o bom desemprenho de Marabá Altamira e São Félix do Xingu tem puxado esse crescimento de maneira mais sensível. No ranking por estados, o Pará segue na terceira posição, mas está bem perto de ultrapassar Goiás, que é segundo colocado da lista.

Confira a lista de municípios com maior rebanho bovino do Brasil:

1º São Félix do Xingu (PA) ― 2.468.764

2º Corumbá (MS) ― 1.838.542

3º Marabá (PA) ― 1.478.450

4º Porto Velho (RO) ― 1.353.947

5º Cáceres (MT) ― 1.161.605

6º Novo Repartimento (PA) ― 1.155.609

7º Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) ― 1.066.344

8º Ribas do Rio Pardo (MS) ― 993.037

9º Juara (MT) ― 954.545

10º Altamira (PA) ― 904.271

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ