Paulo Moura, presidente da Associação Comercial de Castanhal, fala sobre empreendedorismo

Não necessariamente um empreendedor é um empresário, como muitas pessoas pensam

Paulo Moura/ Especial para O Liberal
fonte

Empreendedor é aquela pessoa que tem vontade de desenvolver algo que venha obter resultados positivos. Não necessariamente um empreendedor é um empresário, como muitas pessoas pensam. O que leva um empreendedor a ter a sua própria empresa são dois fatores: a necessidade e a oportunidade. Quando um funcionário sai de uma empresa ele sente a necessidade de investir em algo para poder sustentar a sua família, e na maioria das vezes quando consegue voltar a CLT, ele abandona o que empreendeu. O empreendedor por oportunidade é aquela pessoa que tem a visão de um negócio e que em algum momento ou local observa que esse negócio só tem a crescer, como os jovens que começam a trabalhar como social media. Eles perceberam que as empresas de hoje em dia necessitam das redes sociais e oferecem o trabalho. Temos então esses dois casos mais comuns no país.

VEJA MAIS

image Guia de Castanhal: evento divulga as 100 empresas mais procuradas da cidade nesta quinta (07/04)
Evento é uma realização em parceria com o Sebrae-PA, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semics) e da Associação Empresarial de Castanhal (Acic Mais Você)

image Vila do Apeú, em Castanhal, ganha novo complexo gastronômico
A Estação Gourmet possui 12 boxes onde são comercializados lanches e comidas típicas paraenses e nordestinas, como a famosa carne de sol do Apeú

image Prefeito de Castanhal, Paulo Titan, fala sobre os desafios para administrar a cidade modelo
Castanhal cresceu muito nos últimos anos, e o comércio sempre foi o ponto forte da economia da cidade, que tem muitos outros desafios

image Equoterapia traz esperança para dezenas de crianças e adolescentes atendidas em projeto
A equoterapia é um tipo de terapia realizada com cavalos e que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo

Em Castanhal, o número de pessoas que sentem vontade de empreender só aumenta. Até o começo de 2020, existiam pouco mais de 17 mil empresas. E em meados do mesmo ano, por causa da pandemia, 3.500 pessoas  fecharam as empresas, porém antes do final do ano quase 6 mil novas empresas surgiram. Esses novos empresários viram uma nova oportunidade com a pandemia para empreender. Então temos uma cidade empreendedora onde o índice de empreendedorismo é muito elevado, assim como o índice de constituição de pessoa jurídica também é muito alto. 

O tempo da estabilidade dessas novas empresas é sempre o mesmo. A partir do terceiro ano. E antes disso tem risco de fechar se o empreendedor não tiver paciência que é um dos requisitos para quem quer ser empreendedor. Paciência no mundo dos negócios é tão importante quanto o conhecimento técnico.

No Brasil ainda existe a cultura de que ficar na informalidade é bem melhor do que formalizar a empresa. Em Castanhal não é diferente. O pensamento desse empreendedor é de que vai passar a pagar impostos altos ao governo, e também ele acha que vai enfrentar muita burocracia. 

Um caminho para quem quer empreender de forma segura e correta pode ser o Sebrae. Uma instituição séria onde, quem quer ser um empreendedor recebe a capacitação correta.  

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ