Patinação: O movimento que cresce em Castanhal
Patinar é considerada uma atividade aeróbica e, por isso, pode gerar uma queima de calorias que varia entre 400 e 600 kcal em apenas 1 hora de prática
A praça do Cristo é sem dúvida uma das mais belas da região nordeste do estado. Se tornou um point fitness de quem quer praticar alguma atividade física como uma corrida, pedalada ou simplesmente caminhar. Mas o que vem chamando mesmo a atenção de quem passa por ela é a turma do patins. Todos as noites de segunda a domingo tem alguém patinando e fazendo manobras radicais.
Nas noites de quinta se reúne a turma, chamada “Patinadores de Castanhal”, são cerca de 60 pessoas (adolescentes e adultos) que começam a patinação na praça do Cristo e terminam na do Estrela. O grupo pratica o ‘urban´, que é como o nome já diz, é a patinação urbana. O grupo deixa a praça e segue patinando pelas ruas.
Um dos adeptos desta modalidade, que só cresce em Castanhal, é o jornalista Nilton Monteiro que começou a patinar quando adulto. “A maioria já está há um tempo patinando. Eu comecei sozinho e certa vez, patinando por lá, fui convidado para me entrosar e fazer parte do grupo. Hoje sou um dos adms do grupo no instagran e do WhatsApp. E hoje já desempenho esse papel de convidar outras pessoas”, contou.
MAIS LIDAS
O professor Diego Rocha encontrou no patins a maneira de tirar o stress e de se exercitar. “Sou ex jogador de basquete e estava procurando uma atividade física que não tivesse tanto impacto e que eu conseguisse perde peso também. Foi então que encontrei tudo que precisava na patinação e já estou há 6 meses praticando com esse grupo”, disse Diego Rocha.
Patinar é considerada uma atividade aeróbica, e por isso, ela pode gerar uma queima de calorias que varia entre 400 e 600 kcal em apenas 1 hora de prática, ajudando na perda e no controle do peso. “É uma atividade quase completa e o você ainda fica com as pernas torneadas e mais fortes”, explicou a professora de educação física Rayanne Morais.
A coordenadora pedagógica Danielle Aguiar entrou para o grupo dos “Patinadores de Castanhal” durante a pandemia. A ideia era levar o filho para passear na praça e fazer com que o pre adolescente deixasse de lado o tablete e o celular. Foi então que descobriram o grupo dos patinadores. “Primeiro comprei o patins para ele e para acompanhar o meu filho comprei também o meu e não paramos mãos de andar. A patinação só agregou coisas boas nas nossas vidas”, contou.
Dicas de segurança para quem vai patinar em vias públicas:
Equipamentos de segurança
Qualquer que seja o local escolhido para a patinação, os equipamentos básicos de segurança para patins devem ser obrigatórios.
Para evitar o risco de lesões em possíveis acidentes ou em quedas individuais, saia sempre com capacete, protetores de punho, joelheiras e cotoveleiras.
Iluminação
Este item raramente é lembrado como um item de segurança, mas as luzes e as faixas refletivas são tão essenciais quanto qualquer outro equipamento de proteção.
Os itens de iluminação vão facilitar para que outras pessoas possam ver o patinador à noite. Isso significa que poderão ter tempo de reação para desviarem com segurança.
O patinador pode colocar uma luz vermelha piscante atrás do seu capacete, para chamar mais a atenção dos motoristas. Além disso, também pode colocar faixas reflexivas em suas roupas também.
Afaste-se de portas de veículos
Entre os acidentes mais comuns envolvendo patinadores estão as topadas em portas de veículos. Geralmente, isso acontece pela falta de atenção das pessoas que descem dos carros sem olhar no retrovisor.
Para evitar esse tipo de acidente, sempre mantenha uma distância segura dos veículos parados. Se for possível, vá para a outra faixa assim que avistar um veículo na via.
Respeite a sinalização
Se você está patinando em uma via pública, é preciso respeitar a sinalização assim como os meios de transporte motorizados. Afinal, lembre-se que você atinge velocidades maiores do que as de pedestres.
Respeitar a sinalização vai evitar que você sofra e cause acidentes. Uma ação que te ajuda a evitar a violação das sinalizações por falta de cuidado, é manter baixas velocidades, podendo frear antecipadamente.
A direção defensiva também serve para a patinação. Por isso, procure sempre prevenir do que remediar.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA