Parque Zoobotânico de Carajás pode ser visitado virtualmente

Espaço tem cerca de 360 animais, distribuídos em mais de 70 espécies de aves, além de animais mamíferos e répteis, incluindo algumas ameaçadas de extinção ou raras, como o gavião-real, ararajuba e a onça pintada

Valéria Nascimento

Que tal conhecer ou rever cerca de 360 animais, entre aves, mamíferos e répteis, incluindo espécies raras, como o gavião-real, sem sair de casa? Fechado nos últimos meses por causa da pandemia do novo coronavírus, o Parque Zoobotânico Vale, na Serra dos Carajás, município de Parauapebas, sudeste paraense, proporciona essa experiência online, num tour virtual disponível no endereço: vale.com/pzv.

 

De acordo com a Vale, no passeio virtual, o visitante conhece os principais recintos e espaços do parque e ainda acompanha o trabalho feito para a conservação da fauna e flora amazônicas. Inaugurado em 1985, o ''Zoo'' se consolidou como um importante centro de proteção de espécies naturais da região e fonte para o desenvolvimento de pesquisas sobre a flora regional.

 

O Parque é uma das principais atrações turísticas no Pará, e ocupa uma área de 30 hectares com aproximadamente 70% de mata nativa. O espaço tem cerca de 360 animais, distribuídos em mais de 70 espécies de aves, além de animais mamíferos e répteis, incluindo algumas ameaçadas de extinção ou raras, como o gavião-real, ararajuba, onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca e macaco cuxiú.

 

Em 35 anos de fundação, o PZV tem exitosas experiências de reprodução em cativeiro de espécies do bioma amazônico. Alguns resultados alcançados são expressivos para a manutenção da biodiversidade regional, a exemplo do nascimento de filhotes de ararajuba, onça-pintada e harpia.

 

O programa de preservação das espécies do Parque Zoobotânico Vale tem se tornado referência por seu estoque genético e também por contribuir à formação de profissionais especializados em benefício da preservação da fauna e flora brasileiras, dentro do Programa de Manejo Reprodutivo para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção e Relevância Biológica.

 

O curioso é que os animais podem entrar de três formas no PZV. Eles podem ter sido entregues por órgãos ambientais, como o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)  e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), devido apreensões ou criações ilegais; através de permuta com outros zoológicos do país e do mundo ou através de nascimento em cativeiro. No PZV, todas as espécies recebem tratamento e cuidados, acompanhamento e atendimento médico e também o trabalho de reambientação.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ