Parceria inicia produção de medicamentos fitoterápicos na Farmácia Universitária
Em julho, a FarmaUfopa obteve a licença sanitária municipal necessária para a manipulação de medicamentos
O Instituto de Saúde Coletiva (Isco), em parceria com a Cáritas da Arquidiocese de Santarém e a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maristella, iniciará em agosto a produção de medicamentos fitoterápicos na Farmácia Universitária (FarmaUfopa). Em julho deste ano, a FarmaUfopa obteve a licença sanitária municipal necessária para a manipulação de medicamentos, reconhecida dentro do modelo de Farmácia Viva.
A ação integra um projeto de produção de fitoterápicos derivados de uma espécie de maracujá (Passiflora spp) para o tratamento de ansiedade e insônia leve junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na primeira etapa, a meta é produzir mil frascos, com 60 cápsulas cada, a partir do extrato seco da Passiflora. Para a produção, serão utilizadas plantas cultivadas em comunidades ribeirinhas de Santarém. Quase 1 hectare de mudas já foi plantado nas comunidades de Surucuá e Parauá, localizadas na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, totalizando até o momento 1.350 mudas que devem atender ao projeto. Na FarmaUfopa, a planta se transformará em droga vegetal para a devida manipulação, transformação em fitoterápico e dispensação ao paciente. O projeto deve durar até 2023.
Mestrado em Ciências da Saúde
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA) está com seleção aberta para a turma de mestrado acadêmico do ano de 2022. As inscrições são on-line e vão até 19 de agosto. São ofertadas 16 vagas, todas concentradas na área “Ciências da Saúde” e na linha de pesquisa “Inovação terapêutica para atenção à saúde”.
Parceria
O Pulitzer Center, em parceria com universidades da Amazônia (Ufopa, UFPA, UFAC e UFAM), promove o curso "Amazônia no Antropoceno: reportando o presente e discutindo o futuro da floresta", voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação. Estruturado em 5 módulos, tanto presenciais quanto on-line, o curso promoverá mesas de debates e uma oficina de narrativa jornalística e criativa, abordando temas que afetam e são afetados por fatores sociais, ecológicos, políticos, econômicos e culturais da floresta tropical amazônica e determinantes para compreender o futuro da região. No total, são ofertadas 100 vagas. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de agosto.
A organização espera reunir jornalistas, pesquisadores, professores, profissionais dos setores governamentais e não governamentais, formadores de opinião e tomadores de decisão na Amazônia para formar uma rede de conhecimento integrado sobre a região. A intenção é que essa rede auxilie na criação e na alimentação de informação de qualidade sobre a Amazônia.
Mestrado em Letras
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) está com inscrições abertas para a turma 2023 do mestrado acadêmico em Letras. As inscrições vão até 24 de agosto. São ofertadas 15 vagas, sendo sete para a Linha 1 – "Línguas, culturas e identidades na Amazônia" e oito para a Linha 2 – "Poéticas da linguagem e culturas na Amazônia". As aulas se iniciarão em março de 2023
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA