Paraense seria a pessoa mais velha do mundo, de acordo com registro de identidade
Marajoara, dona Teodora teria 119 anos de idade
Dona Teodora não sabe ao certo quantos anos tem. A carteira de identidade registra 119, mas ninguém tem certeza. Ela vê uma motocicleta passando ao longe, aponta com o dedo e diz com emoção: “Meu neto!”. Não deve estar errada, pois no lugarejo onde mora, nos campos do Marajó, todos são seus parentes, de um modo ou de outro. Nascida e criada nas terras onde vive com a família, dona Teodora talvez não saiba mas pode ser hoje a pessoa mais longeva do mundo.
Registrada como Teodora Maria de Alcântara, a carteira de identidade marca como data de nascimento o dia 18 agosto de 1900. De acordo com o documento, emitido em 2006, no próximo verão de 2020 ela completará 120 anos de vida. Atualmente a pessoa viva mais velha do mundo é a supercentenária japonesa Kane Tanaka, com seus 117 anos. Sem saber ler ou escrever, dona Teodora vive alheia às disputas do Guinness World Records, o livro dos recordes, e de publicações científicas.
Fumante, a matriarca anda, fala, escuta e vê com a dificuldade comum aos idosos, sem ter perdido nenhum dos sentidos ao longo dos anos. A audição andou um pouco prejudicada, mas ela ouve, entende e responde todas as perguntas que são dirigidas a ela. Um prodígio, pois, segundo os filhos, recentemente ela teve uma infecção e “o ouvido vazou”, mas teria melhorado com remédios simples e orações feitas por um policial militar evangélico, da Vila de Retiro Grande. Embora seja católica, dona Teodora recebeu de bom grado as orações.
Se o segredo da longevidade está na boa alimentação, não se pode afirmar. Quando perguntada sobre o que gosta de comer, “qualquer coisa que me dão. Não tenho muita saúde, mas eu vou vivendo”, diz.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA