Pará tem 140 mil doadores de medula óssea
Somente neste ano, 1.934 novos cadastros foram feitos. Quanto mais cadastros, mais fácil encontrar um doador compatível. No Pará, a chance é de 1 em 10 mil.
Referência para o cadastro de doadores de medula óssea no Pará, a Fundação Hemopa celebra, neste domingo (18), o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. O Estado tem 140.200 cadastros enviados para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), entre 2002 e agosto deste ano. Somente nos primeiros oito meses de 2022, foram 1.934 novos cadastros no Pará. Quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances dos pacientes em conseguir uma medula compatível.
As chances de encontrar um doador compatível no mundo é de 1 em 1 milhão. No Brasil, de 1 para 100 mil. No Pará, de 1 para 10 mil. No grupo familiar, as chances de encontrar um doador são de até 30%. Os dados são agrupados no Redome, um registro único e nacional. A cada novo paciente é verificada a possível compatibilidade. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.
Nesta sexta-feira (16), o cadastro de doadores de medula óssea ganhou nova adesão. O supervisor de vendas Gabriel Serra Oliveira, de 21 anos, foi ao Hemopa para doar sangue. Soube por uma assistente social da importância da doação de medula óssea e também aderiu à causa.
“Desde que me tornei um doador de sangue, eu pensava na possibilidade de também doar a medula óssea. Então me informei com a equipe de atendimento aqui do Hemopa e decidi aproveitar a oportunidade. Fiz meu cadastro. Deixo o meu incentivo, principalmente, aos jovens que nunca fizeram doação, para que se informem e possam ajudar o próximo se tornando um doador de medula óssea também. É um ato de solidariedade muito importante”, disse Gabriel.
A realização do cadastro é simples e rápida, com repasse de informações pessoais do voluntário. Em seguida, é feita a coleta de apenas 10ml de sangue para realização de exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica a tipagem da medula óssea.
Para realizar o cadastro, é preciso ir a uma unidade de coleta de sangue da hemorrede estadual mais próxima, com documentos de identificação, como RG, Carteira de Habilitação, Carteira do Conselho de Classe ou Carteira de Trabalho. “É necessário que os candidatos cadastrados compareçam na unidade de coleta de sangue mais próxima ou liguem para 0800-280-8118, para efetuar a atualização cadastral deles”, enfatizou a gerente de captação de doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias.
Juciara destaca que a Unidade de Coleta Castanheira funcionará neste domingo (18), das 8h às 15h. “Vamos aproveitar este dia para celebrar a vida com a doação de sangue e cadastro de doador de medula óssea", concluiu.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA