Pará tem 117 casos de mpox; campanhas de orientação sobre a doença serão feitas durante o Carnaval
Campanhas de orientação sobre a doença e ISTs farão partes das ações realizadas durante a folia no Pará
Até o dia 30 de janeiro deste ano, o Pará registrou 117 casos de mpox — doença popularmente conhecida como “Varíola dos Macacos”. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) nesta quinta-feira (2). Dentre esses casos, inclui-se um óbito em Belém. Para prestar orientações sobre a doença no período de Carnaval — de 19 a 22 de fevereiro — a Sespa promoverá uma série de ações com objetivo de orientar a população paraense sobre a mpox — devido a principal forma de contaminação ser o contato pele a pele, logo, relações sexuais são importantes fatores de infecção — além das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
VEJA MAIS
A Sespa enviará equipes para os principais destinos turísticos do estado: Salinas, Bragança, Barcarena, Cametá, Vigia, Curuçá, Abaetetuba e o Circuito Mangueirosa, na capital. Os profissionais da Sespa estarão prestando esclarecimentos sobre os agravos sexualmente transmissíveis, distribuindo material educativo sobre a importância da prevenção, além de preservativos masculinos e femininos.
No total, são mais de 500 mil preservativos enviados para municípios de todo o Pará, além de folhetos e cartilhas educativas. Equipamentos para a realização de testes de HIV, hepatites virais e sífilis e material para a realização de auto-testes para ISTs garantirão a efetividade das ações de saúde.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA