CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará lidera ranking de qualidade em dados criminais, aponta Anuário Brasileiro de Segurança Pública

O estado foi destaque no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, apresentado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nesta quinta-feira (18)

O Liberal
fonte

O Pará alcançou a primeira posição no ranking de qualidade dos dados criminais entre os estados brasileiros, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024. Os resultados foram apresentados no Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (18). O estudo avalia dados criminais de todos os 27 estados da federação, considerando a transparência e precisão das informações divulgadas.

O Pará obteve a pontuação máxima de 20 pontos na maioria dos critérios de avaliação, que incluem conceito, informações registradas, informações perdidas, convergência e transparência. Com isso, superou estados como Piauí, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Minas Gerais.

Importância da confiabilidade dos dados

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, enfatizou a importância do estudo e a confiabilidade dos dados para a gestão estratégica da segurança pública. Ele destacou os resultados positivos no combate à criminalidade nos últimos seis anos, atribuídos a um trabalho técnico orientado por dados de alta qualidade.

"A análise e interpretação dos dados de segurança pública são essenciais para montar estratégias eficazes. O sucesso dos últimos seis anos se deve a um trabalho técnico, fundamentado em dados confiáveis", afirmou.

"O Fórum Brasileiro de Segurança Pública reconhece que os dados apresentados pelo Pará têm a melhor qualidade do Brasil. Este destaque é resultado do trabalho sério e dos profissionais capacitados na gestão desses dados", completou o secretário.

VEJA MAIS

image Pará é o único estado do Norte entre 5 federações com maior transparência de dados criminais
Estudo divulgado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, aponta o estado como o melhor entre os 27 estados da federação, na qualidade das informações criminais apresentadas

,

image Brasil teve um crime de estupro a cada seis minutos em 2023, aponta Anuário Brasileiro de Segurança
Com 83.988 denúncias desse tipo de crime no ano passado, os dados apontam que o país registrou um novo recorde

image Todos os tipos de violência contra mulheres registram aumento no Brasil em 2023
Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (18)

Critérios de avaliação

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública utiliza eixos principais para avaliar a qualidade dos dados. O delegado André Costa, titular da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), explicou que o Pará atingiu a nota máxima no eixo conceito, obedecendo rigorosamente à portaria do Ministério da Justiça.

"Com a reestruturação da Siac, melhoramos a leitura e consolidação dos dados, incluindo informações adicionais como idade, gênero e local da ocorrência, mesmo que não estejam no Boletim de Ocorrência", acrescentou Costa.

Convergência e transparência

A convergência e transparência das informações são constantemente aprimoradas. Os dados são consolidados com fontes como o DataSus, garantindo maior fidedignidade. O estado também disponibiliza informações na plataforma do Portal da Transparência e no site da Secretaria de Segurança Pública (Segup).

Em 2022, o Pará foi o segundo estado com maior confiabilidade na transparência dos dados, conforme pesquisa da Ponte Jornalismo. Em 2023, destacou-se entre os oito estados com melhor transparência de informação, segundo estudo do Instituto Sou da Paz, do laboratório de dados Fogo Cruzado e Abraji. A pesquisa avaliou informações disponíveis nos sites das Secretarias de Segurança Pública dos 27 estados brasileiros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ