CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará não recebeu lotes de chocolate Kinder com salmonella, diz Vigilância Sanitária

Consumidores devem ficar atentos em lojas de importados, já que o Brasil não recebeu os lotes e a Ferrero garante que o país está livre dessa possibilidade

Victor Furtado

Há alguns dias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu a informação de lotes de chocolates da marca Kinder que estavam com suspeita de contaminação por salmonella. No entanto, a suspeita era apenas para lotes produzidos na Bélgica pela empresa Arlo. A importação, distribuição e comercialização está proibida em território nacional. No entanto, no Brasil, não há risco, já que a marca é produzida localmente pela Ferrero, que segue com vendas permitidas. O Pará, consequentemente, também não tem registro de chocolates em situação suspeita.

VEJA MAIS

image Anvisa proíbe venda e importação de chocolate Kinder produzido na Bélgica; entenda
Decisão foi tomada após casos de salmonela na Europa; Ferrero do Brasil reitera que produtos suspeitos de contaminação não são distribuídos no País

image Às vésperas da Páscoa, governo pede explicações ou retirada do Kinder Ovo das prateleiras
Empresa deve prestar esclarecimentos sobre segurança do produto, após contaminações por salmonela registradas na Europa

image Desespero: criança é envenenada após comer ovo Kinder
Fabricante é investigada por surto de salmonela provocado por chocolates da marca

Apesar de todo o país estar praticamente livre do risco de consumir um chocolate contaminado por salmonella, como a própria Anvisa e a Ferrero informam, há uma pequena possibilidade de esses lotes estarem em lojas de produtos importados. Já no e-commerce, não há exatamente como fiscalizar e o consumidor deve ter cuidado caso faça uma compra internacional desses produtos. E também há consumidores do varejo que também costumam fazer importações para comer coisas diferentes.

Por nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que "a Anvisa emitiu nota orientativa, que está sendo seguida pela Vigilância Sanitária do município. A Resolução - RE 1.233 proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso dos produtos da marca Kinder para os lotes fabricados na Bélgica. De acordo com a Anvisa, a nota tem caráter preventivo, já que o Brasil não está entre os países de destino dos produtos". Mesmo assim, como informou a Assessoria de Comunicação da Sesma, o órgão está fazendo fiscalizações.

O que é e qual o risco da salmonella?

A salmonella é uma bactéria que pode ser contraída via oral após ingestão de alimentos contaminados ou proteínas animais mal preparadas. Costuma ser encontrado no ovo, em leite e derivados e carnes de frango e porco. O preparo e acondicionamento adequados desses produtos costuma evitar essa perigosa intoxicação.

A princípio, a salmonella pode causar uma infecção digestiva mais "comum", com vômito, diarreia, dor abdominal e pode ter manifestações mais graves com tonturas, calafrios e febre. A contaminação pela bactéria é arriscada porque costuma se espalhar por todo o corpo e se não tratada adequadamente, pode causar a morte.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ