Pacientes recebem atendimento especializado em suas casas no município de Santarém

O atendimento especializado tem sido avaliado de forma positiva, que busca ser humanizado, visando de desafogar os leitos dos hospitais e diminuir o risco de infecções

Ândria Almeida
fonte

programa federal do Ministério da Saúde ‘Melhor em Casa’ já atendeu cerca de 250 pacientes durante os três anos de funcionamento no município de Santarém. O programa oferece serviço domiciliar que atende pacientes de alta complexidade que podem continuar o tratamento na residência

O atendimento especializado tem sido avaliado de forma positiva, que busca ser humanizado, visando de desafogar os leitos dos hospitais e diminuir o risco de infecções.  

Atualmente, o programa possui 25 usuários recebendo acompanhamento. Santarém é a única cidade do Baixo Amazonas que atua com o serviço. 

image Programa leva atendimento especializado aos pacientes (Divulgação/ Agência Santarém)
 
Para realizar os atendimentos, existência uma equipe multidisciplinar composta por um enfermeiro, um médico, uma fisioterapeuta, três técnicas de enfermagem, um motorista, um terapeuta ocupacional e uma nutricionista. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo são pacientes graves, como por exemplo, com câncer em fase terminal; em estado vegetativo; paciente com algum tipo de dispositivo como sondas, com traqueostomia; ou com feridas de 1°, 2° ou 3°grau. 

image Uma equipe composta por vários profissionais atendem os pacientes semanalmente em suas residências (Divulgação/ Agência Santarém)

Fluxo de atendimento 

Os pacientes cadastrados recebem as visitas dos profissionais semanalmente, dependendo do estado clínico. Nesse semestre, o programa está atuando na grande área dos bairros Santarenzinho e Nova República.

Então, o principal objetivo do programa são as desospitalizações feitas nos hospitais, como uma forma de desafogar os mesmos e gerar rotatividade dos leitos”, destacou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ