Pacientes recebem atendimento especializado em suas casas no município de Santarém
O atendimento especializado tem sido avaliado de forma positiva, que busca ser humanizado, visando de desafogar os leitos dos hospitais e diminuir o risco de infecções
O programa federal do Ministério da Saúde ‘Melhor em Casa’ já atendeu cerca de 250 pacientes durante os três anos de funcionamento no município de Santarém. O programa oferece serviço domiciliar que atende pacientes de alta complexidade que podem continuar o tratamento na residência.
O atendimento especializado tem sido avaliado de forma positiva, que busca ser humanizado, visando de desafogar os leitos dos hospitais e diminuir o risco de infecções.
Atualmente, o programa possui 25 usuários recebendo acompanhamento. Santarém é a única cidade do Baixo Amazonas que atua com o serviço.
Programa leva atendimento especializado aos pacientes (Divulgação/ Agência Santarém)
Para realizar os atendimentos, existência uma equipe multidisciplinar composta por um enfermeiro, um médico, uma fisioterapeuta, três técnicas de enfermagem, um motorista, um terapeuta ocupacional e uma nutricionista.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo são pacientes graves, como por exemplo, com câncer em fase terminal; em estado vegetativo; paciente com algum tipo de dispositivo como sondas, com traqueostomia; ou com feridas de 1°, 2° ou 3°grau.
Fluxo de atendimento
Os pacientes cadastrados recebem as visitas dos profissionais semanalmente, dependendo do estado clínico. Nesse semestre, o programa está atuando na grande área dos bairros Santarenzinho e Nova República.
Então, o principal objetivo do programa são as desospitalizações feitas nos hospitais, como uma forma de desafogar os mesmos e gerar rotatividade dos leitos”, destacou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA