'O égua é de todos', dispara amapaense ao apontar 'apropriação' do Pará sobre a cultura nortista
O vídeo publicado no TikTok já ultrapassa 8 mil visualizações; assista aqui
“Vocês estão sendo enganados! Essa ideia vem sendo vendida para o Brasil inteiro e é até difícil retirar”. Assim a macapaense Juliana Campos inicia um vídeo onde acusa uma suposta apropriação do Pará sobre toda a cultura o nortista. No TikTok, a publicação já ultrapassou 8 mil visualizações e causou polêmica com os paraenses.
qual o papo desse video a menina ta brava akie pic.twitter.com/eOlv0jERqt
— anap (@davegrou) December 30, 2020
“O Pará, por muitas e muitas gerações, vende a ideia de que a cultura nortista pertence a eles, e isso não existe. Não é culinária paraense, não é dança paraense, não é música paraense; é nortista. O Norte inteiro é assim, a gente tem a mesma cultura aqui”, afirma a jovem indignada no vídeo publicado ontem (30).
Segundo a estudante de Medicina Veterinária, os paraenses se projetam como “donos” da cultura nortista e, assim, invisibilizam os demais estados. “Meu estado ficou, recentemente, por 20 dias sem luz, e as pessoas não sabiam nem onde ficava”, protestou, referindo-se ao recente apagão que atingiu o Amapá após um incêndio em uma subestação de energia elétrica do estado.
“Eles (os paraenses) pegaram a cultura toda para eles, venderam para o resto do país como sendo somente deles, tanto que o Pará é conhecido pelo país inteiro e o resto dos estados, não”, completou. “O ‘égua’ é de todos, o açaí é de todos, a maniçoba é de todos”, disse ainda.
No Twitter, internautas paraenses rebateram as acusações.
Acho incrível que ela prefere promover rinha entre os estados marginalizados do que refletir que a gente está junto contra essa visão sulista ahdkanah
— uper (@Luscasquinha) December 30, 2020
— ovni (@eguanaodrx) December 30, 2020
Olha mana, se tu não sabes dançar carimbó, a gente não pode fazer nada.
— Ribeirindia (@ribeirindia) December 30, 2020
VOCES ESTAO SENDO ENGANADOS
— arthur (@artrcruz) December 30, 2020
nao eh círio de nazaré eh círio do norte
Sempre achei essa rixa entre Estados uma coisa totalmente sem noção. Fora que só vejo a galera do Amazonas, mais especificamente de Manaus se batendo. Agora, do Amapá (Macapá), é novidade. https://t.co/2W1fYGbHaA
— Fabio Duarte (@FabioDC77) December 31, 2020
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA