CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ninho com mais de 80 ovos de tartarugas marinhas é descoberto na praia do Atalaia

Os ovos foram transferidos para a Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural do Atalaia (Mona Atalaia)

Vitória Reimão
fonte

Um ninho com mais de 80 ovos de tartarugas marinhas foi encontrado por um pescador na última terça-feira (11), na praia da Atalaia, em Salinópolis, litoral paraense. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), os ovos foram encaminhados para um berçário nos arredores da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural do Atalaia (Mona Atalaia). 

O procedimento é feito para garantir o crescimento seguro, além de prevenir a destruição dos ovos por pisoteio, esmagamento por veículos ou decorrências da maré. Em média, o período de incubação é em torno de 45 a 60 dias, levando em conta a temperatura ambiente. Segundo informações, quanto mais quente estiver, menos é o tempo de desenvolvimento do embrião

VEJA MAIS:

image Fiscalização autua donos de curral onde tartaruga com mais de 400 ovos foi morta em Algodoal
Inquérito é instaurado e proprietários vão responder por crime ambiental

image PM lança alerta para resgate de animais não domesticados que surgem no ‘inverno amazônico’
No ano passado, o Batalhão de Polícia Ambiental remanejou 1.737 animais apenas na Região Metropolitana de Belém

A área em que os ovos foram encontrados foi bloqueada pelo Ideflor-Bio, com apoio dos órgãos de segurança, para que fosse realizada a transferência dos ovos. Uma equipe do Projeto de Monitoramento de Desovas de Tartarugas Marinhas (PM DTM) realizou a mudança do material para um espaço, no qual abriga 122 ovos desde o dia 22 de abril deste ano

O acompanhamento é feito pelos biólogos e pesquisadores da Mineral Engenharia e Meio Ambiente, empresa que executa o projeto de desovas das tartarugas, no qual realiza o monitoramento no litoral paraense. “Com o local preservado, sem a interferência humana e dos carros, está aumentando a ocorrência de subida das tartarugas para esse fenômeno natural na parte adjacente à UC Monumento Natural do Atalaia”, afirmou Adriana Maués, técnica em Gestão Ambiental. 

Uma nova operação de bloqueio está sendo planejada pelo Ideflor-Bio para o próximo feriado de Corpus Christi, entre 8 até o dia 10 de junho. Durante o período, estão previstas novas ações de conscientização junto aos banhistas e comerciantes do balneário. A operação será em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Detran, Polícia Militar, Polícia Civil do Pará (PCPA), além de voluntários do Conselho Gestor do Monumento Natural do Atalaia e do PMDTM. 

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ